Pesquisar No Site

Pedidos de meio-lotes aumentam em 51% nos últimos três anos em Caraguatatuba

Publicado em: 31/07/2020
Pedidos de meio-lotes aumentam em 51% nos últimos três anos em Caraguatatuba
Pedidos de meio-lotes aumentam em 51% nos últimos três anos em Caraguatatuba

Atentos às reivindicações da população, o prefeito Aguilar Junior e os técnicos Grupo de Gestão dos Trabalhos de Implantação do Plano Diretor (LC 42, de 24 de novembro de 2011) estenderam o desdobro de lotes para diversas regiões do município em áreas especificas. Além disso, houve também a implementação da Regularização Fundiária Urbana Sustentável (Reurbs/Lei nº 2.337, de 29 de maio de 2017), que foi aprimorada pela Lei nº 2.460/2019 com a inclusão do desdobro especial.

#PraCegoVer: Mapa da áreas específicas onde são permitido o desdobro de lote pelo Plano Diretor (Fotos: Divulgação/PMC)

Desde a atualização do PD e aprimoramento da Reurbs, 317 pedidos de desdobro de lote deram entrada na Prefeitura de Caraguatatuba e 266 foram deferidos pela Secretaria de Urbanismo no período. Nos anos de 2015 (60), 2016 (46) e 2017 (31) as solicitações de desdobro deferidas totalizaram 137. Comparando com os anos de 2018, 2019 e até julho de 2020, verifica-se um aumento de 51,5% com a entrada em vigor da revisão do Plano Diretor e da Lei 2460/2019.

Anteriormente, o desdobro era permitido somente nas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e para os casos previstos no PD. Aprovado em 2011, o Plano Diretor de Caraguatatuba passou por uma revisão após cinco anos de vigência no final de 2017 e início de 2018 (LC 73/2018).

Agora, com o acréscimo de novos dispositivos ao Artigo 130, o Inciso III passou a ter a seguinte redação: “A frente mínima de cada lote deverá ser de cinco metros (5m) e lote mínimo de 125 m² em áreas específicas, desde que não haja nenhuma restrição de ordem legal, administrativa ou judicial.”

Entre as localidades consideradas áreas específicas estão: Vila do Massaguaçu, na Região Norte; loteamento Jardim Gaivotas (I, II, III, IV e V) e partes do Indaiá e Balneário Poiares, na Região Central; e loteamentos Recanto do Sol, Balneário Mar Azul, Balneário Golfinho, Mirante Caraguatatuba, Rio Marinas, Jardim das Palmeiras, Jardim Joamar, Recreio Juqueriquerê e partes da Praia das Palmeiras, Vila Oceânica e Jardim Nomar, na Região Sul.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o meio-lote assegura o cumprimento da função social da propriedade urbana conforme os requisitos do PD, fundamentados na qualidade de vida, justiça social e no desenvolvimento das atividades econômicas do cidadão. “É mais um passo do Programa Regulariza Caraguatatuba – Regularização Fundiária, instituído em nosso governo. Traz mais segurança jurídica para nossas famílias, que passam a estar dentro da lei”.

#PraCegoVer: Vista aérea da região Central de Caraguatatuba (Fotos: Divulgação/PMC)

Aposentado e morador há quatro anos do Jardim Califórnia, Rubens Eleutério, 72 anos, disse que o dispositivo do meio-lote trouxe mais tranquilidade para ele em relação à sua propriedade. “Conheci a possibilidade de desdobro de lote durante o Multiação (programa que leva os serviços da Prefeitura de Caraguatatuba aos bairros). Conversei com o prefeito Aguilar Junior sobre a minha situação e ele me encaminhou para as Secretarias de Habitação e Fazenda para ajudarem a desmembrar minha casa e terreno”, recordou. “Antes não tinha essa alternativa, mas agora pude deixar tudo legalizado, além de assegurar uma autonomia caso eu decida vender o imóvel”, reconhece.

Plano Diretor

Previsto na Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e do planejamento municipal, além de ser legislação obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes.

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou audiências públicas de revisão do Plano Diretor (Lei Complementar 42/2011) nos dias 14 e 19 de dezembro de 2017, e 9 de janeiro de 2018, nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Centro, respectivamente. A Câmara Municipal debateu a proposta com os moradores nos dias 26 de fevereiro e 1º, 5 e 16 de março de 2018, em sua sede, no Centro.

Técnicos do Grupo de Gestão dos Trabalhos de Implantação do Plano Diretor explicaram as 50 alterações, 28 inclusões e 36 exclusões de artigos feitas para adequar a proposta às leis que surgiram nesses cinco anos de vigência, Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin. 0083103-85.2012.826.0000, J. 23/01/2013), correções textuais e às metas das secretarias municipais.

As audiências atenderam o inciso I do Artigo 294 da Lei Complementar 42/2011, que prevê a revisão do Plano Diretor após cinco anos da sua entrada em vigor.

A discussão também envolveu representantes da sociedade civil organizada, consultas públicas e deliberações do Grupo de Gestão do Plano Diretor e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Houve questionamentos sobre zoneamento, ecoturismo, desdobro de lotes, regularização fundiária, loteamentos, proteção ambiental, corredores comerciais, atividades econômicas, entre outros.

Em caso de dúvidas, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo, através do telefone (12) 3886-6060. O atendimento é 9h às 14h.  O endereço é Av. Brasil, 749 – Sumaré.

Reurbs

A Regularização Fundiária Urbana Sustentável (Lei nº 2.337/2017) é o conjunto de medidas jurídicas, técnicas, urbanísticas, ambientais e sociais, que visam à regularização de núcleos urbanos informais, trazendo-os para a formalidade, com o fito de garantir o direito à moradia e a qualidade de vida da população.

O objetivo principal da Reurbs é assegurar todas as condições necessárias para acesso da população à terra urbanizada e os direitos sociais à moradia e à cidade sustentável, em especial, aquelas oriundas de ocupações informais de interesse social, viabilizando a correção das distorções e das irregularidades detectadas por conta da ocupação desordenada do solo, priorizando a busca de soluções efetivas para os efeitos negativos do ordenamento territorial, edilícios, mobilidade urbana e salubridade ambiental e social das áreas urbanas ou das áreas rurais com características de área urbana.

A Secretaria de Habitação está localizada à Avenida Minas Gerais, 1.290, no Indaiá, esquina com a Avenida Mato Grosso (Rua da Catedral do Divino Espírito Santo, no sentido praia). Mais informações pelos telefones (12) 3885-1600 ou e-mail habitacao@caraguatatuba.sp.gov.br. O atendimento ao público presencial é das 9h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024