Pesquisar No Site

Detran/SP retoma agendamento para provas práticas de direção no Estado

Detran/SP retoma agendamento para provas práticas de direção no Estado
Detran/SP retoma agendamento para provas práticas de direção no Estado

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) autorizou, nesta segunda-feira (27), a retomada dos agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

#PraCegoVer: Carro utilizado nas aulas práticas dos Centros de Formação de Condutores de Caraguatatuba (Fotos: Divulgação/PMC)

A medida beneficia cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o agendamento deve ser feito pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFCs em todo o Estado. A ação é aderente ao Plano São Paulo, permitida para regiões classificadas a partir da Fase 2 – Laranja.

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos CFCs com as aulas práticas. Hoje, o processo se estende à realização dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, seguindo protocolos sanitários do Detran/SP, debatidos com entidades que representam a categoria. Clique aqui para acessar o protocolo sanitário de retomada das provas práticas de habilitação.

O presidente do Detran/SP, Ernesto Mascellani Neto, destaca que a ampliação dos serviços digitais e as inovações tecnológicas trarão benefícios aos profissionais também após o período de distanciamento social.

“O Detran trabalha intensivamente para melhorar os serviços prestados. Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os procedimentos para garantir agilidade e autonomia aos processos de habilitação. Não mediremos esforços para que o retorno aconteça de forma segura, possibilitando que as autoescolas mantenham suas atividades e o pleno atendimento a seus alunos”.

Entre as ações realizadas pelo órgão este mês estão a entrega de 320 mil Certificados de Registro do Veículo (CRVs), via drive thru, tanto para despachantes quanto para particulares, e de 65 mil CNHs, por drive thru, para CFCs, e pelos Correios, para os endereços de cadastro dos cidadãos. Desde o dia 01/07, já foram retirados mais de 280 mil documentos (CRVs).

Por meio dos serviços online, o Detran/SP ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo Detran/SP estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

#PraCegoVer: Carro utilizado nas aulas práticas dos Centros de Formação de Condutores de Caraguatatuba (Fotos: Divulgação/PMC)

Com relação às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp (empresa de Tecnologia do Estado) para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção para seus clientes.

Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação.  O Contran é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito. Ele elabora diretrizes da Política Nacional de Trânsito e coordena todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana

Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24/9) as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Caraguá”. O festival, que neste ano chega à sua 10ª edição, reúne categorias estudantis e abertas, ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes formas de criação audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 15/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 13 aprovados de sete funções do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até sexta-feira (18/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 26ª e 64ª convocações do Edital

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/09/2026
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 25 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb

Professores, diretores, servidores da Educação, pais de alunos, estudantes e representantes da sociedade civil poderão participar da escolha da nova composição do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Caraguatatuba. O processo eleitoral para a gestão 2027/2030 começa nesta sexta-feira (11), com a abertura das

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 11/09/2026