Pesquisar No Site
Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento

Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento
A Prefeitura de Caraguatatuba projetou uma rede municipal de saúde de urgência e emergência com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Centro, Norte e Sul.

#PraCegoVer: Um pouco da estrutura médica que Caraguatatuba tem disponível para sua população (Foto: Divulgação / PMC)
Duas delas foram entregues na gestão do prefeito Aguilar Junior (Norte e Sul) e com isso desafogou o fluxo de pacientes que buscam atendimentos de urgência e emergência.
Com a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde teve de adequar a sua atual estrutura e criar leitos de urgência e emergência nas UPAs, além de leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris, hoje hospital retaguarda da cidade.
A UPA Centro foi remodelada e ganhou 80 leitos de emergência, sendo 12 deles com respiradores. Com isso, a unidade virou a UPA Covid-19 para atendimentos de casos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus.

#PraCegoVer: Um pouco da estrutura médica que Caraguatatuba tem disponível para sua população (Foto: Divulgação / PMC)
O que antes era o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) foi adaptado e transformado em UPA para atendimentos de outras patologias que não sejam Covid-19 ou síndrome gripal.
Além disso, a UPA Sul atende as ocorrências de rotina, mas também separou um espaço para casos de Covid-19 e síndromes, com isolamento de pacientes e leitos com três respiradores. Já a UPA Norte conta com a mesma estrutura e leitos com dois respiradores.
E na Casa de Saúde Stella Maris, a Prefeitura de Caraguatatuba criou 39 leitos, sendo sete de UTI, 20 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Infantil.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, todos os esforços e investimentos estão sendo feitos para que a população tenha o melhor atendimento de Norte a Sul do município.
“Montamos estruturas que vão ficar para sempre, ou seja, não são hospitais só para o período de pandemia”, disse.
A boa estrutura pode ser comparada a cidade de grandes centros urbanos e capitais. Em contrapartida, isso tem provocado a migração de pacientes para Caraguatatuba.
A média de atendimentos nas UPAs era de 80 a 100 pacientes/dia no começo da pandemia e hoje chega a 250 pacientes/dia.
Levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aponta que nos nove primeiros dias de julho, mais de 5 mil pacientes passaram pelas três UPAs (Centro, Sul e Norte).
Cerca de 10% deste atendimento se refere a pacientes de outros municípios, inclusive, alguns de outros Estados.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no