Pesquisar No Site
Caraguatatuba aumenta em 600% reaproveitamento de materiais durante os três últimos anos

Caraguatatuba aumenta em 600% reaproveitamento de materiais durante os três últimos anos
A Prefeitura de Caraguatatuba adotou desde 2017 uma nova visão ambiental, com uma preocupação mais efetiva nas ações da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Um dos projetos que mais teve evolução foi o Programa da Coleta Seletiva.

#PraCegoVer: dois homens uniformizados jogam reciclável dentro do caminhão da coleta seletiva; (Foto: Divulgação/PMC)
Em três anos, o serviço que antes era feito pelas cooperativas, com caminhões cedidos pela Prefeitura, passou a ter uma empresa contratada para o recolhimento dos materiais porta a porta, visitando todos os bairros da cidade, de segunda a sexta-feira, durante oito horas por dia.
Neste período, outra evolução foi o crescimento do território de abrangência da Coleta, passando de 16% a 90%. Atualmente 1.550 logradouros são atendidos pelo serviço, em todas as regiões do município.
A conscientização ambiental da população também cresceu. Antes menos de 1% dos munícipes aderiam ao serviço. Atualmente mais de 6% da população de Caraguatatuba realiza a separação dos materiais, passando de 20 toneladas a 120 toneladas de reaproveitamento por mês às cooperativas. Neste período a renda dos cooperados também aumentou em 76%, às 20 famílias que sobrevivem deste trabalho.
Com a prática do descarte correto, a Coleta Seletiva, além de diminuir novos tipos de surtos e contágios, como a dengue, que evita possíveis focos, também colabora com as duas cooperativas de reciclagem da cidade.
A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Mutirão “Meu Pai Tem Nome” da Defensoria Pública do Estado de São Paulo é neste sábado
Caraguatatuba recebe a ação presencial do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, neste sábado (16) das 9h às 13h, na unidade da Defensoria Pública localizada na Rua Guaratinguetá, nº 72, bairro Sumaré. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e

Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão
O 26º Festival do Camarão segue até o próximo domingo (27/7), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Além da tradicional gastronomia caiçara à base do crustáceo, o evento promove diversas atrações culturais e artísticas. Entre os destaques da programação, está o Espaço da Memória, sob direção do Arquivo Municipal Arino

Caraguatatuba recebe 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca neste domingo
Caraguatatuba recebe a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca, organizado pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento no domingo (17) das 8h às 12h40, na praia de Massaguaçu, com participação de competidores de todo o estado em diferentes categorias – masculino, máster, sênior, feminino e juvenil. O Campeonato Paulista

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos