Pesquisar No Site

Ação da Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp retira mais de 400 kg de lixo da Praia do Centro

Publicado em: 27/07/2020
Ação da Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp retira mais de 400 kg de lixo da Praia do Centro
Ação da Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp retira mais de 400 kg de lixo da Praia do Centro

#PraCegoVer: Três voluntários estão na areia e recolhem lixo acumulado (Foto: Divulgação/PMC)

O último sábdo (25) foi marcado por uma ação de conscientização e limpeza da Praia do Centro, de Caraguatatuba. Em menos de três horas as equipes da Prefeitura e da Sabesp recolheram cerca de 400 quilos de lixo. Plástico e bitucas de cigarros estavam entre os principais de tipos de lixo, mas até fraldas descartáveis foram achadas pelos voluntários.

O grupo de servidores das Secretararias de Urbanismo, Meio Amb iente e Serviços Públicos, mas funcionários da Sabesp percorrem o trecho entre o Entreposto de Pesca até às margens do Rio Santo Antonio, munidos de máscaras, sacolas e luvas. Crianças também tiveram a oportundiade de participar deste momento de conscientização.

Para o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a quantidade de lixo surpreendeu, principalmente em relação à bitucas de cigarros. “Só eu recolhi, no mínimo, umas 100 bitucas. Foi triste ver que em tão pouco trecho de praia encontramos tanto lixo e com um fato mais agravante de que não estamos no verão e as praias estavam fechadas devido  à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”, lamentou.

Foram registradas, ainda, a presença de garrafas de vidro, tampas de garrafas, pedaços de redes de pesca, cordas de nylon, brinqueados, muitos materiais que levam anos, às vezes séculos, para serem decompostos no meio ambiente.

#PraCegoVer: Secretário de Urbanismo está agachado, em uma mão tem um saco de lixo na outra luvas e retira sujeira da areia (Foto: Divulgação/PMC)

Presente na ação, o prefeito Aguilar Junior, destacou a importância do conscientização para a mautenção das praias. “Temos de preservar o que Deus e a natureza nos deu de presente”, explicou.

Na avaliação do secretário de Urbanismo, essa ação deveria ser praticada várias vezes ao ano e em todas as praias, “mas mesmo assim toda sujeira deixada pelos banhistas seria quase impossível de se acabar”.

Entretanto, ele destaca que o trabalho de sensibilização pode motivar as pessoas começarem a rever seus conceitos de pegada ecológica e iniciar esse trabalho dentro de casa.

“Temos de rever sim o que compramos, usamos e onde descartamos o que consumimos. Ainda dá tempo para que o nosso consumo não destrua nossa natureza”, alertou Wilber Cardozo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024