Pesquisar No Site

Após retomada, Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza mais de 200 estabelecimentos

Publicado em: 22/06/2020
Após retomada, Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza mais de 200 estabelecimentos
Após retomada, Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza mais de 200 estabelecimentos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das fiscalizações das Secretarias da Fazenda (Comércio), Urbanismo (Postura) e Saúde (Saúde Pública) reforçaram as vistorias no último final de semana para garantir a retomada gradual e segura das atividades econômicas no município.

#PraCegoVer: Fiéis de uma igreja estão sentados em cadeiras separadas (Foto: Divulgação/PMC)

Entre sexta-feira e domingo, foram mais de 200 estabelecimentos fiscalizados para o devido cumprimento das regras estabelecidas pelo Decreto Municipal 1.273/2020, que estendeu o funcionamento do comercio em geral e liberou a abertura de restaurantes, bares e quiosques para recebimento de público, mas sem aglomeração.

De acordo com a Prefeitura, a maioria dos estabelecimentos fiscalizados atendeu a orientação de fechar as portas após as 22h. Apenas um bar no bairro Cidade Jardim foi notificado por desobedecer a recomendação.

Os fiscais também identificaram algumas pessoas sem máscara, principalmente em espaços de feiras livre e a Feira do Rolo. Elas foram orientadas para a obrigatoriedade do uso do acessório. Isso também foi identificado entre alguns feirantes que, embora estivessem com a máscara no rosto, não a usavam da forma correta, cobrindo boca e nariz.

#PraCegoVer: Clientes estão sentados do lado de fora de um bar (Foto: Divulgação/PMC)

Em relação aos quiosques, que puderam abrir para atendimento presencial no sábado, respeitando o limite de 10 mesas com quatro cadeiras cada só até sábado, a Prefeitura esclarece que no domingo ainda é permitido o atendimento por delivery.

As igrejas também foram fiscalizadas, principalmente no domingo, e todas cumpriram as determinações, em especial sobre o distanciamento entre os fiéis.

Os fiscais de Saúde Pública foram a cerca de 70 estabelecimentos verificar o cumprimento do decreto e atender denúncias feitas pelo Canal 156. O principal ponto foi de uma Casa Lotérica notificada por não disponibilizar álcool gel para os clientes.

Ainda durante da fiscalização, os servidores do Comércio identificaram a presença de ambulantes irregulares comercializando hortifruti na Tabatinga, região norte. A mercadoria foi apreendida, cerca de 150 quilos, e doada para o Instituto Pró+ Vida.

Praias

Embora os quiosques tenham sido liberados para funcionamento nesta etapa, o acesso às praias está proibido, o que não foi observado por uma boa parte de turistas e veranistas que aproveitou o dia de sol.

Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, foram às praias de ponta a ponta para orientar banhistas, pessoalmente e com carro de som, sendo hostilizadas por alguns deles, principalmente na região norte. De acordo com a prefeitura, muitos não entendiam porque os quiosques foram abertos e eles não podiam ficar na praia.

Importantes destacar que a competência para abrir ou fechar praias é do governo do Estado e no decreto do Plano São Paulo está previsto, expressamente, que espaços públicos estão fechados por tempo indeterminado.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024