Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba consegue bloqueio de reservas nos sites Airbnb e Booking
Prefeitura de Caraguatatuba consegue bloqueio de reservas nos sites Airbnb e Booking
A Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu, na noite desta quarta-feira (08/04), uma liminar para bloqueio de reservas dos sites de locação de imóveis Booking.com Brasil Serviços de Reservas de Hotéis Ltda e Airbnb Serviços Digitais Ltda.
A medida tem como principal objetivo desestimular a vinda de turistas para a cidade no feriado prolongado da Paixão de Cristo, iniciado nesta sexta-feira (10/04).
Segundo a Prefeitura, é necessário que o poder público realize ações sistemáticas que visem restringir o fluxo de pessoas, como forma efetiva de prevenção da propagação do novo coronavírus (Covid-19) e de evitar ao colapso do sistema de saúde.
“As ações administrativas do Município junto aos hotéis e pousadas estão sendo constantes, porém, enquanto estes estabelecimentos se veem obrigados a cumprir a medida restritiva, os sites a todo momento estão dando novas opções de hospedagem, sem nenhum controle, em vários imóveis residenciais para locação de fins de semana e feriados, situação que torna impossível o exercício de fiscalização por parte do Município”, esclarece na ação.
A decisão pela concessão de tutela de urgência liminar foi assinada pela juíza de Caraguatatuba, Marta Andrea Matos Marinho.
Em seu despacho, a magistrada “impõe às rés que excluam de seus sistemas de pesquisa, no prazo de 24 horas, toda e qualquer oferta de hospedagem em residências, pousadas e hotéis desta cidade de Caraguatatuba, por prazo indeterminado, ou até cessar a situação de risco e emergência decretada, sob pena de multa diária de R$ 5 mil”.
E a mesma medida, de acordo com a decisão, é válida até a efetiva cessação da situação de risco e emergência, ou enquanto estiver vigente o Decreto Municipal 1.238/20.
“Nas circunstâncias de fato apresentadas é preciso utilizar-se do mecanismo de ponderação da teoria dos princípios, a fim de resolver o aparente conflito, para chegar à conclusão (não fácil, porém necessária) de que vulnera menos o direito à vida digna no atual estado de coisas a restrição temporária (e que perdure o mínimo possível) do direito de liberdade de ir e vir. Anoto ainda que a medida é necessária por respeito ao postulado da isonomia, uma vez que a atividade fim desenvolvida pelas demandadas equipara-se à atividade desempenhada por hotéis, pousadas e congêneres, esses que, em âmbito local, tiveram igualmente suas atividades-fim suspensas em razão da pandemia”, finaliza.
Veja Também Recentes
Última parcela do ISS Fixo e das taxas de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (22)
A sexta parcela e última parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (22/12). Os carnês digitais com a taxa de Licença de Funcionamento dos Estabelecimentos e o ISS Fixo (para profissionais autônomos estabelecidos
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê funciona em horário especial no fim de ano
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, terá funcionamento especial durante o período das festas de fim de ano, com alterações pontuais em seu calendário de visitação. Na semana do Natal, o parque permanecerá fechado no dia 22 de dezembro e aberto ao público de 23 a 28 de
Operação estratégica fortalece acolhimento a pessoas em situação de rua e coíbe práticas irregulares em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, nesta quarta-feira (3), uma ação integrada na região da rodoviária para identificar perfis, orientar trajetórias e ampliar as ofertas de acolhimento a pessoas em situação de rua. A atividade, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e
Alunos dos Cursos de Qualificação do Fundo Social de Caraguatatuba recebem certificados em Cerimônia de Formatura
A missão do Fundo Social de Caraguatatuba é a de desenvolver ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, vários cursos foram realizados, no decorrer deste ano, para oferecer qualificação profissional para pessoas desempregadas ou que
Prefeitura institui Agenda Jovem e assegura políticas públicas para juventude caraguatatubense
A Prefeitura de Caraguatatuba instituiu Agenda Jovem para fomentar políticas públicas para a juventude do município. Assegurada pelo Decreto nº 2.399/2025, o novo programa é fundamentado no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013) e será desenvolvido pelo Gabinete do Prefeito. Pelo Decreto nº 2.399/2025,