Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços emergenciais para escoamento do Rio Tabatinga

Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços emergenciais para escoamento do Rio Tabatinga
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma força-tarefa na Região Norte do município, com o objetivo de escoar a água do Rio Tabatinga, que transbordou em função das chuvas da noite da última segunda-feira (03/02).

#PraCegoVer: Escavadeira hidráulica realizando desassoreamento do Rio Cocanha (Foto: Divulgação/PMC)
Uma vala de drenagem emergencial com seis metros de extensão foi aberta, aumentando o escoamento e dando vazão às águas na entrada o bairro. As equipes das Secretarias de Serviços Públicos e Obras Públicas planejaram a nova vala de drenagem para alcançar o resultado pretendido.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcel Giorgeti, a partir do momento que a vala é aberta, as águas são completamente escoadas em no máximo cinco horas.
“É importante a presença da nossa equipe aqui na Regional Norte que identificou o foco de alagamento, um gargalo de drenagem na travessia do Rio Tabatinga onde foi realizado o serviço emergencial”, ressaltou o secretário.
Existe uma rede de drenagem no local, porém ela não suportou o volume excessivo de água que em apenas um dia superou o estimado para o mês todo.

#PraCegoVer: Secretários discutindo estratégia de escoamento na entrada do bairro Tabatinga (Foto: Divulgação/PMC)
Para se ter uma ideia, dados do pluviômetro da Agência Nacional de Águas (ANA), localizado na Tabatinga (que analisa os índices da Região Norte), foi registrado 280 milímetros em 24 horas, o maior volume dos últimos 35 anos.
O Rio Tabatinga faz divisa entre os municípios de Caraguatatuba e Ubatuba e as águas de chuvas das duas cidades são escoadas no rio por meio de córregos.
Posteriormente, a Sesep estuda a possibilidade da instalação definitiva de uma nova rede de drenagem no local, priorizando maior eficiência de escoamento que a rede antiga, prevenindo alagamentos.
Verdemar
Além dos trabalhos realizados no Tabatinga, a Sesep também realizou ainda hoje (05/02) o desassoreamento do Rio Cocanha no bairro Verdemar.
Alguns focos de alagamentos foram detectados próximo ao rio. Uma escavadeira hidráulica (PC) realizou o serviço. Após o desassoreamento, a água do bairro já escoou.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação