Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba orienta gratuitamente sobre acessibilidade em comércios e residências

Prefeitura de Caraguatatuba orienta gratuitamente sobre acessibilidade em comércios e residências
Prefeitura de Caraguatatuba orienta gratuitamente sobre acessibilidade em comércios e residências

Comerciantes e munícipes de Caraguatatuba que queiram adequar prédios, residências e calçadas para o padrão acessível, adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, podem procurar a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi).

As orientações são gratuitas e o técnico da área também pode ir até o local para uma vistoria, indicando sobre medidas e equipamentos necessários para um prédio acessível. Para as calçadas, a Sepedi também elabora gratuitamente, o projeto de Calçada Acessível, realizado por um arquiteto.

Em 2019, foram realizados 528 projetos de Calçada Acessível e lavrados 692 autos de infração, destes 368 adequações foram executadas. O munícipe que não atender aos critérios corre risco de multa com valor a partir de R$ 1,9 mil.

O projeto de Calçada Acessível segue orientações da Lei Municipal nº 2074/13 que orienta três tipos de faixas: serviço, livre e de acesso. A faixa de serviço tem largura mínima de 70 cm, destinada à instalação de equipamentos e mobiliários urbanos (lixeiras, bancos, postes, telefones públicos, sinalização, etc).

A faixa livre deve ser regular, firme, contínua e antiderrapante, preferencialmente de concreto desempenado. Deve ter largura mínima de 1,20 metros, não sendo permitidas quaisquer interferências estruturais. Esta é por onde o pedestre irá passar.

Já a faixa de acesso só pode ser instalada em calçadas com largura mínima de 2 metros, admitindo vegetação, anúncios, veículos, mesas, entre outros, desde que autorizados pelos órgãos competentes.

É orientado também que plante árvores que não prejudiquem a construção, como pata-de-vaca, resedá, jasmim-manga, quaresmeira, manacá-da-serra-anão, ipê, dama-da-noite, pau-fava, cássia-do-nordeste. Figueira e Chapéu de Sol não são espécies indicadas.

Segundo o Setor de Projetos e Acessibilidade da Sepedi, o proprietário do imóvel é o responsável pela construção da calçada em frente seu lote e deverá mantê-lo em perfeitas condições de conservação. Ao comerciante, é de extrema importância que ele construa ou reforme seu estabelecimento para receber da melhor maneira todos os públicos.

O proprietário de uma loja de artigos esportivos da cidade, Henrique Miki, procurou a Sepedi para orientações quanto à reforma de sua loja. Ele conta que está em fase final da obra, e deverá adequar alguns pontos. “A visita foi bem esclarecedora. Alguns detalhes teremos que arrumar e outros estão certo. O importante é oferecer o melhor acolhimento ao meu cliente”, disse Henrique.

A arquiteta e chefe da área de Gerenciamento de Risco da Sepedi, Talita Pelays da Silva reforça que as pessoas procurem o setor antes de iniciar qualquer intervenção em seu comércio ou calçada.

“Disponibilizamos o serviço gratuitamente. Temos um setor apenas para atender essa área, então contem com a gente para ofertar o melhor à nossa população. Com isso, facilitaremos o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiência”, destacou Talita.

A Sepedi fica localizada na Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira (próximo à rodoviária).

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (24), o quadro de vagas de emprego para 242 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 24/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta quinta, sexta e na próxima segunda-feira (25, 26 e 29/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024