Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba orienta gratuitamente sobre acessibilidade em comércios e residências

Prefeitura de Caraguatatuba orienta gratuitamente sobre acessibilidade em comércios e residências
Prefeitura de Caraguatatuba orienta gratuitamente sobre acessibilidade em comércios e residências

Comerciantes e munícipes de Caraguatatuba que queiram adequar prédios, residências e calçadas para o padrão acessível, adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, podem procurar a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi).

As orientações são gratuitas e o técnico da área também pode ir até o local para uma vistoria, indicando sobre medidas e equipamentos necessários para um prédio acessível. Para as calçadas, a Sepedi também elabora gratuitamente, o projeto de Calçada Acessível, realizado por um arquiteto.

Em 2019, foram realizados 528 projetos de Calçada Acessível e lavrados 692 autos de infração, destes 368 adequações foram executadas. O munícipe que não atender aos critérios corre risco de multa com valor a partir de R$ 1,9 mil.

O projeto de Calçada Acessível segue orientações da Lei Municipal nº 2074/13 que orienta três tipos de faixas: serviço, livre e de acesso. A faixa de serviço tem largura mínima de 70 cm, destinada à instalação de equipamentos e mobiliários urbanos (lixeiras, bancos, postes, telefones públicos, sinalização, etc).

A faixa livre deve ser regular, firme, contínua e antiderrapante, preferencialmente de concreto desempenado. Deve ter largura mínima de 1,20 metros, não sendo permitidas quaisquer interferências estruturais. Esta é por onde o pedestre irá passar.

Já a faixa de acesso só pode ser instalada em calçadas com largura mínima de 2 metros, admitindo vegetação, anúncios, veículos, mesas, entre outros, desde que autorizados pelos órgãos competentes.

É orientado também que plante árvores que não prejudiquem a construção, como pata-de-vaca, resedá, jasmim-manga, quaresmeira, manacá-da-serra-anão, ipê, dama-da-noite, pau-fava, cássia-do-nordeste. Figueira e Chapéu de Sol não são espécies indicadas.

Segundo o Setor de Projetos e Acessibilidade da Sepedi, o proprietário do imóvel é o responsável pela construção da calçada em frente seu lote e deverá mantê-lo em perfeitas condições de conservação. Ao comerciante, é de extrema importância que ele construa ou reforme seu estabelecimento para receber da melhor maneira todos os públicos.

O proprietário de uma loja de artigos esportivos da cidade, Henrique Miki, procurou a Sepedi para orientações quanto à reforma de sua loja. Ele conta que está em fase final da obra, e deverá adequar alguns pontos. “A visita foi bem esclarecedora. Alguns detalhes teremos que arrumar e outros estão certo. O importante é oferecer o melhor acolhimento ao meu cliente”, disse Henrique.

A arquiteta e chefe da área de Gerenciamento de Risco da Sepedi, Talita Pelays da Silva reforça que as pessoas procurem o setor antes de iniciar qualquer intervenção em seu comércio ou calçada.

“Disponibilizamos o serviço gratuitamente. Temos um setor apenas para atender essa área, então contem com a gente para ofertar o melhor à nossa população. Com isso, facilitaremos o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiência”, destacou Talita.

A Sepedi fica localizada na Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira (próximo à rodoviária).

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Tribunal de Contas aprova contas de 2018 da Prefeitura de Caraguatatuba
Tribunal de Contas aprova contas de 2018 da Prefeitura de Caraguatatuba

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) aprovou, em sessão online realizada na terça-feira (23/06), as contas de 2018 da administração do atual prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior. A sessão foi comandada pelo presidente da 2ª Câmara do TCE/SP, Renato Martins Costa. O relator substituto de conselheiro do TCE/SP,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 24/06/2020
Mais de 150 veículos passam pela barreira sanitária na Tamoios em dois dias de feriado prolongado
Mais de 150 veículos passam pela barreira sanitária na Tamoios em dois dias de feriado prolongado

Os fiscais de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba abordaram mais de 150 veículos na barreira sanitária realizada na quinta e sexta-feira (11 e 12/6) do feriado prolongado. A estratégia faz parte do combate ao novo coronavírus (Covid-19). A ação foi em frente à base da Polícia Rodoviária,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 15/06/2020
Nossa Senhora da Visitação realiza missa online em celebração a São Pedro Pescador
Nossa Senhora da Visitação realiza missa online em celebração a São Pedro Pescador

Todos os anos, a Paróquia Nossa Senhora da Visitação realiza na Praça José Marques de Mello, no bairro Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, a Festa de São Pedro Pescador. Porém, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a celebração deste ano será diferente. Para que a data do padroeiro dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 25/06/2020
Compras pela internet aumentam durante a pandemia e  Procon orienta consumidores sobre golpes
Compras pela internet aumentam durante a pandemia e Procon orienta consumidores sobre golpes

Com a crise do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que fechar as portas de suas lojas físicas, ficando dependentes somente das vendas realizadas de forma on-line. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), durante a segunda quinzena do mês de maio, as vendas em e-commerce cresceram 56% em

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 10/06/2020
Prefeitura abre inscrição para plataforma de aplicativo de delivery para 15º Caraguá A Gosto
Prefeitura abre inscrição para plataforma de aplicativo de delivery para 15º Caraguá A Gosto

O Caraguá A Gosto, tradicional evento gastronômico que há 15 anos movimenta Caraguatatuba, terá sua edição totalmente digital em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele será realizado de 1º de agosto a 7 de setembro. Para isso, a Prefeitura de Caraguatatuba abriu nesta quinta-feira (18) inscrições para plataforma

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 18/06/2020