Pesquisar No Site
Caraguatatuba prepara volta às aulas para mais de 20 mil estudantes da rede municipal

Caraguatatuba prepara volta às aulas para mais de 20 mil estudantes da rede municipal
A volta às aulas se aproxima e na próxima terça-feira (04/02), as escolas da rede pública de Caraguatatuba receberão mais de 20 mil estudantes para o novo ano letivo. No total são 56 unidades, sendo 52 escolas, duas creches conveniadas e dois Centros Integrados de Ações Socioeducativas (CIASE).

#PraCegoVer: Imagem de três adolescentes, sendo duas meninas e um menino. Eles posam para foto e estão sorrindo. Há um pequeno quadro onde os mesmos adolescentes estão encostados numa grade amarela posando para foto. (Imagem: Divulgação /PMC).
Atualmente a Secretaria de Educação conta com uma complexa estrutura composta por mais de 2.800 servidores públicos entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professores de atendimento educacional especializado, intérpretes de libras, agentes administrativos.
Já as equipes gestoras são compostas por supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além dos servidores que atuam no prédio da Secretaria Municipal de Educação dando suporte ao transporte, alimentação escolar, manutenção e entre outros importantes setores.
O ano letivo de 2020 começa com muitas novidades. Entre elas, estão ações de valorização de boas práticas dos servidores da Rede Municipal de Ensino, conjuntamente ao trabalho de implantação do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essas ações são pautadas na concepção da educação integral, no qual o aluno é trabalhado nas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Outra novidade para este ano é o calendário escolar. Ele seguirá os recessos propostos pela rede estadual de ensino. Na rede municipal, o calendário foi colocado em votação e foi definida a opção com duas pausas de recesso: nos meses de abril e outubro, além das habituais em julho e dezembro, assim como os demais municípios e Rede Estadual.

#PraCegoVer: Imagem de três crianças, duas meninas e um menino, vestidos com uniforme escolar de Caraguatatuba. Eles jogam folhas ao ar. Há um pequeno quadro com uma imagem das mesmas crianças brincando em uma gangorra. (Imagem: Divulgação /PMC)
A secretária de Educação, Márcia Paiva, relata que as unidades escolares estão empenhadas em receber alunos, professores e funcionários, com muito carinho na organização dos espaços e dos materiais.
“A rede municipal de ensino de Caraguatatuba está sempre comprometida com os saberes. Organizamos a recepção aos docentes e alunos com um calendário diferente, uma proposta que foi construída ao longo dos anos e com muita colaboração”, disse.
A secretária aproveita para ressaltar mais uma vez, a importância da participação da família na vida acadêmica das crianças e convida os pais e responsáveis para se envolverem nas atividades.
“A primeira reunião de pais acontecerá no sábado, dia 15 de fevereiro, quando comemoraremos o Dia Municipal da Família na Escola. Este momento foi pensado para que os pais e responsáveis possam conhecer melhor os professores e funcionários da escola. Eles também receberão informações sobre a rotina escolar dos alunos, os cuidados necessários para seu melhor desenvolvimento e o calendário letivo”, explica.
O prefeito Aguilar Junior também compartilhou novidades para o ano letivo. Nos próximos meses, serão inauguradas duas novas unidades escolares: uma EMEF no bairro Jetuba e um CEI no bairro Golfinhos, totalizando mais de 946 vagas para atender nossas crianças.
O prefeito também informou que, como parte das boas-vindas, os alunos receberão os kits escolares no primeiro dia de aula.
“Todos os anos os kits são preparados com muito carinho para nossas crianças. Esse ano eles têm um diferencial: foram personalizados com fotos de alunos da rede e participantes do projeto Guarda Mirim. São duas opções de capa, uma para o Ensino Fundamental I e outra para o Fundamental II. Sabemos que a distribuição do kit escolar é uma importante ação. Não medimos esforços para incentivar os alunos, contribuir para o aprendizado e colaborar com a economia das famílias. Esperamos que cada estudante faça o melhor proveito desse material e que ele possa contribuir para o aprendizado e conhecimento. Desejamos bom retorno a todos os alunos e educadores”, finalizou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Educação informou que a aquisição de uniformes também está em estudo pela pasta.

#PraCegoVer: Imagem dos materias que compõem o kit escolar para o ano letivo de 2020 do município do Caraguatatuba . (Imagem: Divulgação /PMC)
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba
Teve início na última quarta-feira (9/7), na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, a 20ª edição do Festival da Tainha. O evento celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara e é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Profissionais de saúde de Caraguatatuba recebem ‘Projeto Nós na Rede’ do Ministério da Saúde e Fiocruz
Trinta profissionais da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba participam do ‘Projeto Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), nesta quinta-feira (7). Trata-se de um curso de atualização com 120 horas de duração, voltado aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),

Operação SP Sem Fogo reforça prevenção e combate a incêndios em Caraguatatuba
A Operação SP Sem Fogo está em vigor em Caraguatatuba para reforçar a conscientização da população sobre a prevenção e o combate a incêndios florestais. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Defesa