Pesquisar No Site
Campanha “Não dê esmola, dê futuro” realiza 1,2 mil abordagens no último trimestre de 2019
Campanha “Não dê esmola, dê futuro” realiza 1,2 mil abordagens no último trimestre de 2019
A recuperação e ressocialização de quem vive nas ruas é um desafio para a administração pública. Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmola, dê futuro”.
Os dados apurados de outubro a dezembro de 2019 demonstram que foram realizadas mais de 1,2 mil abordagens das quais foram ofertados diversos serviços diferenciados.

#PraCegoVer: Imagem mostra equipe da ação integrada abordando casal em situação de rua, debaixo de um viaduto. (Fotos: Arquivo/PMC)
Entre os serviços estão o fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamentos para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Durante alta temporada, o aumento de movimento, da circulação de pessoas, acaba atraindo a migração dessa população para as cidades litorâneas. Devido a isso, o trabalho de conscientização é intensificado. A campanha foi veiculada em diversas rádios locais, TV, mídias sociais, além da panfletagem.
A ação faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não forneçam itens ou valores em dinheiro, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados. Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar através do 190.
Serviço:
- Casa Transitória Casa do Caminho
Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
- CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Guarda Civil de Caraguatatuba recupera motocicleta furtada em São Sebastião
Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba na tarde da última segunda-feira (3), após ser encontrado com uma motocicleta furtada em São Sebastião. A ocorrência foi atendida no bairro Travessão. A ação ocorreu após uma denúncia recebida pelos agentes, que se deslocaram até a Rua Geraldo
Nota Oficial – Vencimento de segurados do CaraguaPrev duplicados
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) informa que nesta sexta-feira (24/10), ao processar o arquivo da folha de pagamento, foi identificado que 45 pensionistas receberam seus vencimentos duplicados. Imediatamente, o instituto acionou o banco credenciado para que fizesse o devido estorno, porém, recebeu a notícia que não
Espetáculo dirigido por Gabriel Villela encerra programação do 16º Litoral Encena neste sábado
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba encerra sua programação neste sábado (1º/11), às 20h30, no Teatro Mario Covas, com o espetáculo teatral “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, direção de Gabriel Villela e texto
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo
Os jovens integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram de uma atividade formativa na sede do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no bairro Indaiá, na manhã do último sábado (11). O encontro reuniu os dois polos do projeto, nos Ciases Sumaré e Travessão, e teve como
Palestra sobre boas práticas alimentares marca programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar em Caraguatatuba
A Videoteca Lúcio Braun recebeu a palestra “Boas práticas na prevenção de doenças transmitidas por alimentos”, na terça-feira (14). A atividade integra a programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba e buscou promover a conscientização da população sobre a importância da nutrição, da alimentação saudável e da prevenção