Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Fehidro vão contratar estudo para controle de abertura da Lagoa Azul

Prefeitura de Caraguatatuba e Fehidro vão contratar estudo para controle de abertura da Lagoa Azul
Estudar a melhor maneira para a abertura da barra da Lagoa Azul, na Praia do Capricórnio, na região norte de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior está sentado à uma c adeira e na mesa tem uma série de papeis onde ele assina um (Foto: Divulgação/PMC)
Este é o teor do contrato assinado na quarta-feira (18/12) pelo prefeito Aguilar Junior com o Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro). O recurso de R$ 485.146,97 permitirá a contratação de empresa especializada para elaboração do projeto.
De acordo com Ronaldo Cherbele, diretor de Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o projeto consiste na realização de levantamento de dados topográficos, planialtimétricos cadastrais, topobatimétricos, de dinâmica hidrológica e costeira e na execução de monitoramento contínuo do nível d’água da Lagoa por meio da instalação de sensor de nível d’água.
“Esses estudos e sensor são necessários para compreender o ecossistema local, incluindo os parâmetros de qualidade da água e do material do fundo da Lagoa, além de permitir que seja determinado o momento mais apropriado para a realização da abertura artificial da barra da Lagoa”, explica Cherbele.
O objetivo da prefeitura é reduzir ao mínimo necessário a quantidade de intervenções na barra da Lagoa, para que os impactos ao meio ambiente relacionados a esta atividade tenham o menor efeito possível ao ecossistema, evitando enchentes e alagamentos dos bairros próximos e garantindo mais segurança aos moradores da região e a preservação ambiental.
Atualmente, a abertura é feita em condições emergenciais, quando a Defesa Civil emite alerta de chuva forte ou começa a chover muito na região e há risco de alagamentos dos bairros da vizinhança.
Para o prefeito Aguilar Junior, a assinatura desse convênio é de extrema importância para o município. “Envolve toda a questão ambiental, a balneabilidade das praias e a comunidade”.
O projeto já havia sido aprovado junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH/LN) e 95% dos recursos serão via financiamento do Fehidro e 5% de contrapartida do município.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas