Pesquisar No Site
Equipamento que avisa sobre formação de raios começa a operar na próxima semana em Caraguatatuba
Equipamento que avisa sobre formação de raios começa a operar na próxima semana em Caraguatatuba
O equipamento que vai identificar a formação de raios em Caraguatatuba até 15 minutos antes de ele cair deve entrar em operação já na próxima semana.
A informação é do professor e coordenador da pesquisa, Dr. Flávio de Carvalho Magina, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista.
Ele esteve na cidade nesta semana e reforçou que os últimos testes estão sendo realizados para que ele possa entrar em operação antes mesmo da chegada do verão.
A partir daí, qualquer possibilidade de formação de raios captada pelo equipamento será enviada para o Centro de Pesquisa e comando da Defesa Civil do Estado que enviará mensagens, via SMS, à população cadastrada conforme o Código de Endereçamento Postal (CEP) com base em três níveis de atividade elétrica atmosférica classificados como Moderada, Alta e Muito Alta.
Entre o envio da mensagem do sensor ao disparado pela Defesa Civil, o coordenador da pesquisa calcula um tempo estimado de três minutos. “Tempo suficiente para que as pessoas encontrem abrigos e se protejam contra uma descarga”, explica.
Em Caraguatatuba, o equipamento está instalado na base da Polícia Ambiental, no bairro Martim de Sá, a cerca de 700 metros da praia. Mas o seu raio de atuação é em torno de 20 quilômetros de diâmetro.
Com a implantação em Ubatuba e São Sebastião, Caraguatatuba tem quase que a totalidade de sua cobertura. Esse experimento é inédito no Litoral Paulista e a importância desse instrumento em área litorânea é porque a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km2 ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por km2 ao ano) é mais letal porque as pessoas estão mais expostas na praia.
O vice-prefeito e coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, destaca a importância do experimento. “Há vários anos que a Defesa Civil tem essa preocupação com a colocação de faixas, de avisos para as pessoas procurarem abrigos em caso de tempestades atmosféricas e dessa vez podemos contar com esse equipamento de extrema credibilidade, que já é utilizado no Vale do Paraíba e agora é trazido para o Litoral Norte, agregando valores para aumentar a proteção das pessoas”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Seminário de Boas Práticas da Flic 2025 aborda incentivo à leitura no ensino fundamental na era digital
Dezenas de professoras e professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Boas Práticas durante a Feira Literária de Caraguatatuba (Flic) no último sábado (18/10), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O encontro tratou do incentivo do hábito da leitura nas crianças em tempos de tecnologias da informação
Parque Juqueriquerê recebe mostra de cinema ambiental dentro da ação “A COP é Aqui”
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê será palco de uma mostra especial de filmes que abordam temas ligados à sustentabilidade, justiça climática e povos tradicionais. As exibições fazem parte da ação “A COP é Aqui”, iniciativa nacional que leva o espírito da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas)
Caraguatatuba recebe meia maratona Caraguá 21k Night Run no dia 6 de dezembro
No dia 6 de dezembro, as ruas de Caraguatatuba ficarão iluminadas pelos corredores da meia maratona Caraguá 21k Night Run, uma das provas mais aguardadas do calendário esportivo da cidade. O evento promete reunir atletas de diversas regiões do Estado de São Paulo. A largada e a chegada ocorrerão no
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema
Noite para mulheres empreendedoras apresenta histórias inspiradoras no mundo dos negócios
No Brasil, o empreendedorismo feminino é uma realidade consolidada e em crescimento. No ano passado, de acordo com dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, esse número atingiu um recorde com 10,35 milhões de empreendedoras, o que representa cerca de 34% do total