Pesquisar No Site
Servidores de Caraguatatuba participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Servidores de Caraguatatuba participam de palestra sobre prevenção ao suicídio
Como parte da formação continuada aos servidores públicos municipais, foi realizada nesta quinta-feira (10/10), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, uma palestra sobre prevenção ao suicídio.
O palestrante Elton Alves Ribeiro de Carvalho Júnior, mais conhecido como Dr. Elton, é médico, cirurgião geral e reside em São José dos Campos. Já trabalhou em viagens missionárias para regiões do Brasil e em países como Haiti, Senegal, Portugal e Líbano, onde atuou como médico voluntário.

#PraCegoVer: Em pé, palestrante fala ao microfone. Ao fundo, servidores públicos sentados em carteiras escolares. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)
Durante o evento, o palestrante apresentou dados estatísticos sobre o suicídio no Brasil e no mundo. Os presentes também puderam aprender sobre como identificar sinais de que uma pessoa precisa de ajuda, o que fazer quando perceber estes sinais e também para onde encaminhar as pessoas que os apresentem.
Considerada um dos graves problemas de saúde pública, a depressão atinge grande parte da população e é um dos motivos principais para o suicídio. O combate à depressão e, por consequência, ao suicídio, requer grande cautela por parte das redes de atenção dos órgãos de saúde e também das entidades de apoio psicossocial.
O objetivo da palestra é disseminar conhecimento sobre a temática, diminuindo o tabu e tornando as pessoas mais atentas, humanizando e transformando o ambiente de trabalho.
Para Sandra de Paula, servidora pública municipal há 16 anos, a capacitação dos servidores cria uma rede de proteção do bem. “Todos estamos sujeitos a passar por dificuldades pessoais e emocionais. Quanto mais a gente colocar em prática do ato de ouvir e ajudar o outro, melhor será o ambiente de trabalho”, disse.
Em Caraguatatuba, o atendimento às pessoas que necessitam de acompanhamento profissional inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e depois são transferidos para o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).
Atualmente são duas unidades do CAPS no município, uma na região central e outra no bairro Sumaré. Está prevista, até o final deste mês de outubro, a inauguração de uma unidade do CAPS, desta vez no bairro do Perequê-Mirim. Será uma unidade CAPS-AD (Álcool e Drogas).
O local receberá espaço para consultas médicas, centro de convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. Também estão previstos espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, sala coletiva, depósito de resíduos e sala de expurgo.
Foram investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos