Pesquisar No Site
Caraguatatuba implanta Setor de Fisioterapia Paradesportiva

Caraguatatuba implanta Setor de Fisioterapia Paradesportiva
Com o crescimento do número de atletas com deficiência em Caraguatatuba, o Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação implantou este ano, um setor de fisioterapia paradesportiva, com objetivo de melhorar a condição do paratleta nas competições.

#PraCegoVer: atleta fica em pé com apoio de andador de alumínio, enquanto a fisioterapeuta a auxilia;
No município, a prática esportiva para pessoas com deficiência evoluiu para o esporte de alto rendimento, onde cada vez mais, os atletas alcançam níveis elevados de competição, trazendo para a cidade até Recorde das Américas.
Com treinamentos que exigem mais esforço do atleta, cresce também o número de lesões, colocando o profissional de fisioterapia como indispensável no melhor rendimento do paradesportista.
O trabalho do setor inicia com a avaliação de novos alunos, com acolhimento para conhecer o histórico e o que ele busca no esporte. A partir desta avaliação, o fisioterapeuta analisa sua condição e se a modalidade de interesse é indicada para o caso.

#PraCegoVer: atleta deitada de lado em maca, enquanto a fisioterapeuta prende aparelho no tornozelo;
A fisioterapeuta do setor, Daniela Marazzi, explica que a partir da anamnese, a entrevista individual, é possível indicar qual modalidade o aluno irá se enquadrar. “Aos atletas de competição, nosso objetivo é cuidar; onde em caso de dor ou limitação, nada impeça o seu desenvolvimento na modalidade”, explica.
O principal objetivo é manter a qualidade de vida do atleta com deficiência, oferecendo acolhimento e garantindo sua condição no esporte, dentro do limite de cada um, mas sempre com foco na evolução e superação.
O setor atualmente realiza 64 atendimentos por mês, com seis atletas, onde são atendidos duas vezes na semana.
Além dos atendimentos, também são promovidas palestras dentro das escolas sobre o esporte paralímpico. “A ideia é mostrar que independente da deficiência, podem sim, participar de alguma atividade desportiva. Por meio do esporte, é possível desenvolver diversos benefícios e ter uma vida saudável, contou a fisioterapeuta.
A secretaria oferece treinamento de diversos níveis para pessoas com deficiência, desde iniciação até de alto rendimento, nas seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, salto em altura, salto em distância, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.
Atualmente, o departamento de esportes adaptados conta com 74 atletas, sendo 32 de alto rendimento que recebem o benefício da bolsa atleta. Semanalmente, realiza, em média, nove matrículas novas.
Serviço – Secretaria de Esportes e Recreação (Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves – telefone: 3885-2200).
Veja Também Recentes

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes