Pesquisar No Site

I Fórum de Educação Física Inclusiva aborda desafios e potencialidades

Publicado em: 03/09/2019
I Fórum de Educação Física Inclusiva aborda desafios e potencialidades
I Fórum de Educação Física Inclusiva aborda desafios e potencialidades

A abertura oficial do I Fórum de “Educação Física Inclusiva: vários olhares” foi realizada na noite desta segunda-feira, (03/09), na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, contando com a presença de profissionais da educação,  estudantes, servidores e autoridades.

#PraCegoVer: Em pé, a secretária de educação, Márcia Paiva, fala ao microfone. Ao seu lado está o prefeito Aguilar Junior Ao fundo há um cartaz com a programação do fórum. (Fotos: Luis Gava/PMC)

As atividades foram iniciadas com um coquetel de boas-vindas aos participantes. Após, houve a abertura inicial com a presença do prefeito Aguilar Junior e da secretária de educação, Márcia Paiva.

O prefeito Aguilar Junior parabenizou pela iniciativa e organização do Fórum, ressaltando que a atuação do educador físico está diretamente relacionada com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida dos alunos. Em tempo, cumprimentou os educadores físicos pelo seu dia, comemorado no dia 01 de setembro.

A secretária de Educação Márcia Paiva destacou a importância da capacitação contínua de professores da rede municipal de ensino. Segundo ela, atualmente são atendidas no município cerca de 2 mil crianças com algum tipo de deficiência.

#PraCegoVer: Em pé, palestrante fala ao microfone para plateia de educadores que estão sentados em carteiras escolares. (Fotos: Luis Gava/PMC)

O I Fórum de Educação Física Inclusiva tem como objetivo principal proporcionar subsídios para que os professores de educação física se apropriem das mais atuais práticas de ensino direcionadas aos alunos com necessidades educacionais especiais.

A organizadora do evento, Silvia Patrícia da Silva, é responsável pelo setor de Apoio Pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação. Ela relata que a ideia surgiu no inicio do ano letivo de 2019, a partir do diálogo e diagnóstico realizado entre as equipes do apoio pedagógico e os professores de educação física da rede municipal. “Ficou claro que a principal necessidade era suprir os anseios em relação à construção de aulas significativas e de qualidade e, que realmente, tivessem abrangência inclusiva, não só no que diz respeito a deficiências físicas, mas a todos os tipos de inclusão”, disse.

A primeira palestra do Fórum foi proferida pela Prof.ª Dra. Michele Pereira de Souza da Fonseca, que abordou o tema “Inclusão na Educação Física escolar: desafios e possibilidades”.

Ela ensina que “por vivermos numa sociedade reconhecidamente plural, o professor deve estar atento e ajustar as questões que constituem essa pluralidade que também são refletidas no âmbito educacional. Especificamente no campo da Educação Física, existe um universo de variadas práticas corporais que agregam benefícios e podem ser utilizados como instrumentos de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e de manutenção e melhoria da saúde. Nesse sentido, a diversificação de conteúdos e a ampliação do conceito de participação podem ser algumas das estratégias para a perspectiva inclusiva na educação física escolar”.

O I Fórum de Educação Física Inclusiva segue com sua programação até quinta-feira, (05/09).

Confira a programação:

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba - Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar

Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/07/2025
Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba

Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 24/07/2025
Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante

Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/08/2025
Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo

O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 21/07/2025
GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba

Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 11/07/2025