Pesquisar No Site
1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte

1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte
Mais de 200 pessoas discutiram na noite da última sexta-feira (23/08), sobre dependência química no Litoral Norte, durante o 1º Evento Regional de Combate às Drogas, promovido no auditório do Centro Universitário Módulo, no Centro, em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: oito pessoas compõem a mesa de autoridades durante abertura do evento; há cinco homens e três mulheres (Fotos: Luis Gava/PMC).
O encontrou reuniu participantes das quatro cidades do Litoral Norte, com representantes dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor Exigente (AE), comunidade Restitui, funcionários públicos e profissionais da área, Poder Legislativo e comunidades em geral.
O evento teve abertura do Coral Água Viva, seguido de palestras sobre diversos assuntos relacionados à dependência química, com objetivo de informar sobre a prevenção das drogas no Litoral Norte e também no país.
O presidente da Comunidade Restitui, Evair Ribeiro falou sobre o trabalho da instituição com acolhimento e tratamento de dependentes químicos. “Há cinco anos temos uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e o Governo Federal e só com a união de esforços podemos combater este problema. Requer muita dedicação e amor, mas com apoio de todos, nosso trabalho tem dado resultado”, destacou.

#PraCegoVer: foto em destaque para o secretário nacional, vestido de terno preto, camisa e gravata azul, cabelo e barba preta (Fotos: Luis Gava/PMC).
O secretário de desenvolvimento social e cidadania, Jonas Fontes, ressaltou a importância do município ser anfitriã de um evento que leva uma importante informação e esclarecimento à população. “Um trabalho honroso, que cada vez tem mais envolvimento e apoio do Poder Público junto às entidades de atuação. Parabéns por se envolverem neste assunto”, disse.
O evento também contou com a palestra do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Drº Quirino Cordeiro, que abordou sobre a Política Nacional de Saúde Mental e sobre Drogas, Lei de Drogas, Novas Estruturas e Ações do Governo Federal na Área de Drogas.
Os trabalhos seguiram com a palestra “A doença na Dependência Química”, da médica psiquiatra, Drª Silvia Regina Scolfaro, pós-graduada em Dependência Química; e com a socióloga Katia Isikawa, coordenadora da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, que abordou o tema “Comunidade Terapêutica e a Nova Política de Drogas”.
O presidente do grupo Amor Exigente, Miguel Torterelli, explicou sobre o trabalho desenvolvido com dependentes químicos. Em Caraguatatuba, o grupo Amor Exigente se reúne toda segunda-feira, às 20h, no Ciapi, no Jardim Jaqueira.
O grupo atua com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!
O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica Restitui, em parceria com o grupo Amor Exigente (AE) e apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.
A Comunidade Restitui foi fundada em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo de promover cuidados para a vida, recuperando pessoas do uso e abuso de álcool e drogas, reintegrando-as na sociedade.
O coordenador da Restitui, Ricardo Moura, explicou que também acolhem as pessoas afetadas pelo uso de substâncias psicoativas voluntariamente, com orientações a cerca do problema acarretado pelo uso de drogas, assim como seu processo de tratamento e prevenção. “Em um diagnóstico de seis meses foram realizados 167 tratamentos”, contou.
A Comunidade fica localizada na Avenida Antonio Francisco Paschoal Peliciari, 955 – antiga Estrada do Canta Galo – Sumaré.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua
A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu na manhã da última terça-feira (27), duas ações simultâneas na Praia do Centro e na Praça do Coreto, em Caraguatatuba, com foco na escuta qualificada e no encaminhamento de pessoas em situação de rua para os serviços da rede socioassistencial.

Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à

Representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação participam de encontro sobre Escola em Tempo Integral em Campinas
Equipes do Apoio Pedagógico e da Supervisão da Secretaria Municipal de Educação e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) de estiveram, em Campinas, no curso “Escola em Tempo Integral”, iniciativa formativa realizada pelo Ministério da Educação e Universidades Públicas. O objetivo do encontro foi capacitar e instrumentalizar professores das

Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário
Nesta terça-feira (11), uma cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião marcou as comemorações pelo Dia da Marinha. A data é uma alusão à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, marco na história militar brasileira, que consolidou a superioridade naval do

Governo alinha estratégias para implantação do sistema de monitoramento Smart Caraguá
Representantes das principais forças de segurança e setores estratégicos de Caraguatatuba participaram, na tarde de quarta-feira (28), de uma reunião técnica para alinhar os detalhes do projeto Smart Caraguá, que promete transformar a segurança pública do município. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inovação