Pesquisar No Site
Ceramista Carlos Cury leva exposição ‘Testemunho de Religiosidade’ de Caraguatatuba para Piraju

Ceramista Carlos Cury leva exposição ‘Testemunho de Religiosidade’ de Caraguatatuba para Piraju
O artista plástico e ceramista Carlo Cury abriu nesta segunda-feira (22/07) a exposição ‘Testemunho de Religiosidade, através de imagens artísticas, na Paróquia São Sebastião, em Piraju (SP), sua cidade natal.

#PraCegoVer: Dentro da igreja, sobre uma mesinha, um crucifixo com um rosto de Jesus, com o corpo coberto de fitas (Fotos: JC Cury/Fundacc)
Ele foi convidado para apresentar o trabalho que já passou por Santos e Caraguatatuba, cidade que escolheu para morar e onde tem o seu ateliê.
Desta vez, ele leva 12 imagens de santos como São Bento, São Francisco, Santana, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição, Nossa Senhora Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora da Saúde, três banners e uma cruz de madeira com Jesus Cristo, todos vestidos por bordadeiras, artistas plásticos de várias cidades e Estados a convite de Cury.

#PraCegoVer: Cinco imagens de santos em argila, três deles cobertos por mantos (Fotos: JC Cury/Fundacc)
“A imagem de Santo Antonio (padroeiro de Caraguatatuba) deixamos na cidade porque hoje ela compõe o Santuário Diocesano inaugurado em junho e foi um presente para devotos”. Na ocasião, o manto do santo ficou exposto na Secretaria de Turismo para ser bordado pelos visitantes como forma de pedido e agradecimento.
Cury conta que a ideia do tema surgiu quando esteve em Cusco (Peru) e conheceu a Festa das Cruzes. “Percebi que santos e cruzes eram todos vestidos por mantos lindamente confeccionados pela própria comunidade”.
Esses mantos eram uma referência a Pachamama – Mãe Terra, divindade máxima dos Andes, Bolivianos e Peruanos, relacionada também à terra, fertilidade, mãe e, principalmente, àquela que representa uma grandiosa divindade feminina.
“É algo sagrado. Eles trazem as imagens vestidas em formato de montanha e isso me encantou, tamanha beleza e religiosidade. Por isso, quando cheguei aqui, comentei com amigos e eles aceitaram participar do projeto, cada um confeccionado os mantos que vestem as imagens”.
Uma das vestimentas foi feita pela ceramista Cláudia Canova, de Caraguatatuba, que bordou para a cruz em madeira ofertada pela família Lodi. “Foi com grande alegria que aceitei bordar e vestir a cruz. Nos riscos de bordados de minha avó me inspirei, isso me levou a um passado onde tudo era feito com amor e devoção”.
O professor Newton Magno Amorim Santos, de Santarém (PA), disse ter se sentido honrado em confeccionar o manto para Nossa Senhora do Carmo. “Me fazia lembrar do meu pai sentado, pedalando na máquina de costura, e de minha mãe fazendo os acabamentos das peças”.
Serviço
Exposição Testemunho da Religiosidade – de Carlo Cury
Período: até 30 de setembro
Local: Paróquia de São Sebastião – Piraju – SP
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e