Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza II Fórum de Aleitamento Materno

Publicado em: 31/07/2019
Destaques
Caraguatatuba realiza II Fórum de Aleitamento Materno
Caraguatatuba realiza II Fórum de Aleitamento Materno

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada anualmente de 01 a 07 de agosto, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, realiza o II Fórum de Aleitamento Materno na terça-feira (06/08), no Teatro Mário Covas, das 8h às 17h.

#PraCegoVer: Arte da Hora do Mamaço

Todas as palestras serão direcionadas à maternidade e paternidade com foco na promoção e apoio ao Aleitamento Materno. As palestras serão ministradas pelas pediatras Márcia Carvalho Pinto, Keiko Teruja e pelo pediatra e neonatologista, Juscelino Mendes de Almeida Neto. O evento também contará com uma palestra especial do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, sobre “A importância do apoio durante a amamentação”.

Hora do Mamaço

Neste ano, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Hora do Mamaço neste sábado (03/08), às 14h, no Serramar Shopping. O evento será aberto ao público e todas as mães que desejarem amamentar seus bebês em público podem participar.

A bandeira da Hora do Mamaço este ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro”!

Cronograma do 2º Fórum de Aleitamento Materno de Caraguatatuba

Dia 06 de Agosto de 2019 das 8h às 17h no Teatro Mário Covas

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura oficial (mesa de autoridades)

9h – Palestra: Dra Márcia de Carvalho Pinto

Formada na faculdade de Ciências médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Médica Pediatra; Homeopata – Instituto Hanemanniano Brasileiro Sanitarista – Faculdade de Saúde Publica da USP; Membro do Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Ubatuba; Pediatra do Centro de Especialidade médica da SMS Ubatuba.

Tema: “Aleitamento materno: Desenvolvimento infantil e vínculo ”

#PraCegoVer : Arte do II Fórum de Aleitamento Materno

9h30 – Apresentação Cultural Fundacc

10h30 – Palestra: Dra Keiko Miyasaki Teruya

Pediatra, doutora em Medicina Preventiva pela USP; com curso de especialização em Aleitamento Materno na Wellstart San Diego Lactation Program; por mais de 33 anos professora da cadeira de Pediatria do Curso de Ciências Médicas e Saúde da Fundação Lusíada; Codiretora do Centro da Lactação de Santos/Hospital Guilherme Álvaro/UNILUS – um Centro de Referência em Capacitação para Equipes de Saúde em Aleitamento Materno do Ministério de Saúde. Ex-Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro. Consultora da UNICEF e Ministério da Saúde em Aleitamento Materno. Membro do Comitê Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e Presidente do Departamento de Aleitamento materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (2004-2007) Fundadora da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica.  Casada com Joji Teruya há 50 anos, mãe de 4 filhos e 5 netos.

Tema: “Como apoiar as mães do século 21 e SMAM”

12h – Intervalo para o almoço

13h – Recredenciamento

13h30 – Palestra: Dr Juscelino Mendes de Almeida Neto

Pediatra, doutor em Medicina pela USP 1969, pós-graduado em Pediatria e Neonatologia. Atuou na Santa Casa de Ubatuba onde lutou e conquistou o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança-IHAC  juntamente com colegas da profissão.

Tema: “Amamentação: Contato pele a pele ”

14h30 – Mesa redonda: Desafios dos profissionais de saúde em promover a amamentação

Mediadora: Enfª Ana Cláudia F. Oliveira Tripac

Amauri Toledo Secretário de Saúde de Caraguatatuba, formação fisioterapeuta.

 Derci Andolfo Secretária Adjunta de Saúde de Caraguatatuba, formação farmacêutica.

Denise Freitas Enfermeira Obstetra atua na área materno-infantil há 20 anos. Especialista também em Enfermagem Cardiológica e Gerenciamneto de Unidade de Saúde. Possui experiência profissional em Centro de Parto Normal, UTI Neonatal, Consultoria de Aleitamento Materno com laserterapia. Atua com grupos de gestantes e mulheres pós-parto, com ênfase na humanização do parto e nascimento. Realizou capacitação e formação de Doulas. Coordenou a Iniciativa Hospital Amigo da Criança no Hospital Antoninho da Rocha Marmo (SJC) e Amparo Maternal (SP). Presta serviço para Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Dr Juliano Ribeiro Barros Graduado em medicina pela faculdade de medicina de Itajubá, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela AMB/Febrasgo. Atua no Centro de Referência da Saúde da Mulher de Caraguatatuba-SP

15h30 – Palestra: José Pereira de Aguilar Júnior

Prefeito de Caraguatatuba, formado em Direito pelo Centro Universitário Módulo e em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e tem como especialização Cintologia Oncótica (câncer uterino). Empresário, coordenou por dois anos o Vale Mais (Rede de Lojistas de Material de Construção do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Tema: “A Importância do apoio durante a amamentação”

16h30– Apresentação Cultural e encerramento

Inscrições online pelo site da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado
Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado

Caraguatatuba recebe neste sábado (13), das 9h às 12h, uma programação especial em comemoração aos três anos do projeto Instinto Surfé. O evento será realizado no Quiosque 38 (Carapaça), no Jardim Aruan, e reúne esporte, educação ambiental, cultura e lazer para toda a família. A iniciativa também marca as celebrações

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 15 - Vida terrestre ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/06/2026
Prefeitura de Caraguatatuba entrega reforma do campo society do Rio do Ouro e amplia espaço de esporte e convivência
Prefeitura de Caraguatatuba entrega reforma do campo society do Rio do Ouro e amplia espaço de esporte e convivência

A Prefeitura de Caraguatatuba entregou, no sábado (23), a reforma e revitalização do campo de futebol society “Antonio Pereira da Silva – Jota”, no bairro Rio do Ouro. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, moradores, atletas e representantes da comunidade esportiva. Durante a entrega, o prefeito de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/05/2026
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC

O município de Caraguatatuba foi contemplado em um edital nacional voltado à seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O reconhecimento foi conquistado por meio do projeto “Pequenos Exploradores de Caraguatatuba”, desenvolvido pelo CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, em 2025. Representando o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/06/2026
Praia da Cocanha recebe Circuito Mares e promete reunir 3 mil atletas em Caraguatatuba
Praia da Cocanha recebe Circuito Mares e promete reunir 3 mil atletas em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe, nos dias 13 e 14 de junho, mais uma etapa do Circuito Mares na Praia da Cocanha, um dos principais eventos de esportes aquáticos do Estado de São Paulo. A competição reúne, em média, três mil atletas por etapa e movimenta a rede turística do município, especialmente a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2026
img 1
Caraguatatuba lança Rota da Copa e prepara programação especial para mundial de futebol

Caraguatatuba lança oficialmente a Rota da Copa, iniciativa que promete conectar moradores e turistas aos principais locais da cidade para acompanhar os jogos da Copa do Mundo FIFA 2026. A proposta reúne bares, restaurantes e estabelecimentos gastronômicos que irão transmitir as partidas ao longo da competição. A Rota da Copa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 27/05/2026