Pesquisar No Site
Casa Beija-Flor promove Torneio de Mangá para crianças e adolescentes

Casa Beija-Flor promove Torneio de Mangá para crianças e adolescentes
A Casa Beija-Flor, no bairro Caputera, entidade social parceira da Prefeitura de Caraguatatuba por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu nessa quinta-feira (30/05), o Iº Torneio de Mangá.

#PraCegoVer: Pátio da Casa Beija-Flor. Jurados, Alef e os três primeiros colocados posam para foto com os respectivos desenhos na mão e medalhas colocadas no pescoço (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
O projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade oferece oficinas de dança, mangá, música, artesanato, capoeira, circo, musicalização, espanhol e brinquedoteca, além de grupos socioeducativos.
O evento reuniu 50 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, e teve o objetivo de incentivar habilidades e potencial criativo dos participantes que frequentam a oficina de Mangá, do professor Alef Rafael Quirino dos Santos.
Os participantes tiveram duas horas para escolher e fazer a ilustração. Posteriormente, os trabalhos foram avaliados por uma banca formada com quatro jurados que trabalham com artes: Maria Eduarda de Almeida Nogueira, Iury Fernandes de Barros Cruz, Natana Soares de Oliveira e Mateus Souza Rosa.

#PraCegoVer: Pátio da Casa Beija-Flor. Aproximadamente, 50 crianças e adolescentes estão sentados em cadeiras e desenham em folhas brancas sobre a mesa (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)
O 1º lugar ficou com João Gabriel Maciel, 16 anos; 2º lugar, Carlos Eduardo de Jesus, 16 anos; 3º lugar, Kauan Victor Siqueira Souza. A premiação incluiu medalhas personalizadas, ingressos para o Parque Trombini e para o cinema, camiseta e mangás.
O campeão contou que há dois anos participa da oficina de mangá. “Desde criança, assisto desenhos animados japoneses e me identifico com as histórias e os traços. Não esperava ganhar o torneio porque estava muito nervoso. Estou muito feliz!”, declarou.
De acordo com o organizador, a finalidade da competição foi alcançada. “Todos saíram motivados”, disse Alef.
Projeto – A Casa da Criança de Caraguatatuba foi fundada em 1985 em parceria com a Secretaria de Assistência Social, ofertando o serviço de Abrigo para crianças, até o ano de 2002.
Em 2003 implantou o projeto social alinhado com a Proteção Básica para atender crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, quando então recebeu a denominação de Casa Beija-Flor.
Atualmente, a entidade administra a Casa de Acolhimento de crianças e adolescentes além de projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos bairros Caputera (Casa Beija-Flor), Poiares (Casa Céu Azul) e Barranco Alto (Casa Semeando o Adolescer).
Veja Também Recentes

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São