Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Caminhada em menção a Luta Antimanicomial nesta terça-feira (28/05)

Caraguatatuba realiza Caminhada em menção a Luta Antimanicomial nesta terça-feira (28/05)
O Dia da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Para lembrar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove caminhada com saída do Caps Caraguatatuba, às 9h, em direção à Praça Candido Mota nesta terça-feira (28/05).

#PraCegoVer: Pessoas caminham na rua a favor da luta antimanicomial (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Na quarta-feira (29/05), será realizado o evento Miss e Mister Caps, no Caps Caraguatatuba. Ainda na quarta-feira, às 15h30, haverá o baile de encerramento. Toda a programação será voltada a pacientes e familiares. No dia 28, também haverá aula de Zumba, às 14h30, e bingo recreativo, às 15h30, ambos no Caps Caraguatatuba.
O movimento da Luta Antimanicomial é caracterizado pela luta a favor dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A luta combate à ideia de que se deve isolar o paciente com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos. Este movimento quer mostrar que estes pacientes têm o direito fundamento à liberdade; direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidados dignos sem que para isto tenham que abrir mão de sua liberdade e de seu lugar em sociedade.
Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
O atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Caraguatatuba acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Atualmente, 2.443 pacientes são atendidos no local por mais de 20 funcionários.
Entre os profissionais envolvidos no atendimento estão quatro médicos psiquiatras; uma nutricionista; uma psicóloga; três terapeutas ocupacionais; três enfermeiras; cinco técnicos e auxiliares de enfermagem,; um assistente social; quatro administrativos; um motorist; uma educadora física e três funcionários na equipe de apoio, tais como vigia, auxiliar de serviços gerais e limpeza.
Veja Também Recentes

Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana
Caraguatatuba será palco de grandes desafios e celebração esportiva com a chegada do Aloha Spirit 2025, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, marcado para este fim de semana (8 a 10 de agosto). Atletas de várias partes do Brasil e do exterior devem participar de provas de

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura

Caraguatatuba forma jovens líderes em sustentabilidade com Programa RYLA Ambiental
O Rotary Club de Caraguatatuba promoveu o Programa RYLA Ambiental, na terça-feira (12), na ETEC de Caraguatatuba. A iniciativa, que teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap), é voltada ao desenvolvimento de liderança juvenil com ênfase em questões ambientais e na importância da sustentabilidade. O

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da