Pesquisar No Site
Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal
Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal
Os alunos do PROEJA deram início às aulas práticas do curso de Padaria Artesanal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo. Na aula desta terça-feira (28/05), os alunos aprenderam a fazer pão de cenoura.

#PraCegoVer: Vários alunos, homens e mulheres, estão em volta das alunas e da facilitadora que manuseiam a massa para pão de cenoura dentro de uma cozinha. As aulas estão com utensílios de cozinha em mãos. Uma delas está com uma peneira da cor branca e um copo com farinha de trigo. A outra aluna está segurando a bacia de cor roxa, onde está a massa. Elas usam aventais pretos com o logo do “Fundo Social de Solidariedade Caraguatatuba” com o nome do curso “Padaria Artesanal”. Todos estão próximos a um balcão. Em cima do balcão a papéis toalha de cor azul, tábuas de corte, da cor branca, tesoura, toalha e um vidro de álcool em gel, para higienização das mãos. (Foto: Luís Gava/PMC)
Antes de começar a aula, realizada na cozinha do IFSP, os alunos já colocam em prática o que aprenderam nas aulas teóricas sobre boas condutas da manipulação de alimentos. Eles lavam as mãos, colocam as toucas e organizam tudo, para que não haja nenhum tipo de contaminação do alimento.
Para os alunos, a aula é um novo caminho, uma nova etapa da vida. Além disso, o curso incentiva a socialização e traz a oportunidade de trabalhar e abrir um negócio próprio.
Aluna do PROEJA, Edite Aparecida, de 51 anos, contou que a importância do curso é o crescimento do aprendizado. “Podemos usar as técnicas em casa, pra família, ou podemos abrir o nosso próprio negócio”, ressaltou. Para ela, a professora, facilitadora, tem auxiliado e ajudado muito.

#PraCegoVer: Alunas e facilitadora manuseiam a massa para pão de cenoura dentro de uma cozinha. As aulas estão com utensílios de cozinha em mãos. Uma delas esta com uma peneira da cor branca e uma concha com farinha de trigo. A outra aluna está segurando a bacia de cor roxa, onde está a massa. Elas usam aventais pretos com o logo do “Fundo Social de Solidariedade Caraguatatuba” com o nome do curso “Padaria Artesanal” (Foto: Luís Gava/PMC)
Fernanda Alves, de 41 anos, também é aluna e está achando o curso maravilhoso. “Estou aprendendo bastante e é incrível”, disse ela. Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda mora há um pouco mais de um ano em Caraguatatuba e disse que está aproveitando todos os ensinamentos do curso.
A estudante também destacou a importância da Prefeitura investir nos munícipes e de ajudar, dando oportunidades à população. “Estou aproveitando todas as chances que estão aparecendo; o curso foi uma delas. Aqui eu tenho mais qualidade de vida”, ressaltou.
Edilaine Foltran, de 51 anos, é a facilitadora do curso. Sempre atenciosa, ela divide os trabalhos para cada aluno antes de começar a aula e explica cada procedimento necessário para a produção do pão. Ela diz que está feliz com o andamento do curso, que está indo muito bem e que se sente realizada. “O pessoal está empolgado e é empenhado; isso é gratificante”, disse ela.
Veja Também Recentes
Nota Oficial –
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. As unidades de saúde seguem rigorosamente os protocolos definidos pelos órgãos técnicos de saúde para o atendimento de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da ingestão de bebida alcoólica
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema
Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama aprovados de três funções do Concurso do 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba aguarda mais três aprovados dos cargos agente administrativo, inspetor de aluno e vigia do Concurso Público de 2023 até a próxima sexta-feira (7/11), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos em Caraguatatuba
Cães adultos, filhotes e gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba estarão disponíveis para adoção neste sábado (11), no espaço Pet Shop Sumaré, das 11h às 16h. Dois cães adultos, cinco cães filhotes e dois gatos aguardam a oportunidade de um lar. Todos estão vacinados, vermifugados e
Paratleta da natação de Caraguatatuba bate recorde no Campeonato Brasileiro de Jovens Sub-16
O atleta da equipe de natação paralímpica de Caraguatatuba, Arthur Demétrio, 13 anos, voou na piscina do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no último fim de semana (18 e 19) no Campeonato Brasileiro de Jovens, categoria sub-16, faturou cinco medalhas (prata nos 50 metros livre, nos 100metros livre, nos