Pesquisar No Site
Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal

Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal
Os alunos do PROEJA deram início às aulas práticas do curso de Padaria Artesanal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo. Na aula desta terça-feira (28/05), os alunos aprenderam a fazer pão de cenoura.

#PraCegoVer: Vários alunos, homens e mulheres, estão em volta das alunas e da facilitadora que manuseiam a massa para pão de cenoura dentro de uma cozinha. As aulas estão com utensílios de cozinha em mãos. Uma delas está com uma peneira da cor branca e um copo com farinha de trigo. A outra aluna está segurando a bacia de cor roxa, onde está a massa. Elas usam aventais pretos com o logo do “Fundo Social de Solidariedade Caraguatatuba” com o nome do curso “Padaria Artesanal”. Todos estão próximos a um balcão. Em cima do balcão a papéis toalha de cor azul, tábuas de corte, da cor branca, tesoura, toalha e um vidro de álcool em gel, para higienização das mãos. (Foto: Luís Gava/PMC)
Antes de começar a aula, realizada na cozinha do IFSP, os alunos já colocam em prática o que aprenderam nas aulas teóricas sobre boas condutas da manipulação de alimentos. Eles lavam as mãos, colocam as toucas e organizam tudo, para que não haja nenhum tipo de contaminação do alimento.
Para os alunos, a aula é um novo caminho, uma nova etapa da vida. Além disso, o curso incentiva a socialização e traz a oportunidade de trabalhar e abrir um negócio próprio.
Aluna do PROEJA, Edite Aparecida, de 51 anos, contou que a importância do curso é o crescimento do aprendizado. “Podemos usar as técnicas em casa, pra família, ou podemos abrir o nosso próprio negócio”, ressaltou. Para ela, a professora, facilitadora, tem auxiliado e ajudado muito.

#PraCegoVer: Alunas e facilitadora manuseiam a massa para pão de cenoura dentro de uma cozinha. As aulas estão com utensílios de cozinha em mãos. Uma delas esta com uma peneira da cor branca e uma concha com farinha de trigo. A outra aluna está segurando a bacia de cor roxa, onde está a massa. Elas usam aventais pretos com o logo do “Fundo Social de Solidariedade Caraguatatuba” com o nome do curso “Padaria Artesanal” (Foto: Luís Gava/PMC)
Fernanda Alves, de 41 anos, também é aluna e está achando o curso maravilhoso. “Estou aprendendo bastante e é incrível”, disse ela. Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda mora há um pouco mais de um ano em Caraguatatuba e disse que está aproveitando todos os ensinamentos do curso.
A estudante também destacou a importância da Prefeitura investir nos munícipes e de ajudar, dando oportunidades à população. “Estou aproveitando todas as chances que estão aparecendo; o curso foi uma delas. Aqui eu tenho mais qualidade de vida”, ressaltou.
Edilaine Foltran, de 51 anos, é a facilitadora do curso. Sempre atenciosa, ela divide os trabalhos para cada aluno antes de começar a aula e explica cada procedimento necessário para a produção do pão. Ela diz que está feliz com o andamento do curso, que está indo muito bem e que se sente realizada. “O pessoal está empolgado e é empenhado; isso é gratificante”, disse ela.
Veja Também Recentes

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a