Pesquisar No Site
II Congresso de Tecnologia na Educação está com inscrições abertas em Caraguatatuba

II Congresso de Tecnologia na Educação está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O Teatro Mario Covas em Caraguatatuba recebe nos dias 28, 29 e 30 de março o II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada ser efetuadas pelo endereço eletrônico https://educatech.caraguatatuba.sp.gov.br/
O Congresso realizado pela equipe do Setor de Informática Educativa da Secretaria de Educação visa demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.
A palestra de abertura “Metodologias Ativas: Relatos de Experiências” será proferida pelo professor e consultor Fernando Mello Trevisani. O matemático é mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.
O palestrante apresentará exemplos de aulas realizadas por ele mesmo usando dois modelos de ensino considerados inovadores: um é o Ensino Híbrido, que utiliza tecnologias e sobre o qual organizou um livro e de um curso virtual; e outro é um modelo de ensino chamado Trabalho em Grupo, que, apesar do nome conhecido, apresenta algumas características peculiares para engajar e motivar alunos na aprendizagem em grupo dentro de sala de aula.
Na sexta (29/03), o professor Edgar Andrade, fundador do primeiro Fab Lab de Recife, fala sobre “O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro?”. Fab Lab é um tipo de empresa que visa a promoção de marcas de uma forma ousada e conectada com o futuro, para o desenvolvimento de novos produtos ou para a realização de eventos que estimulem o empreendedorismo e a inovação.
“Acreditamos no poder transformador da educação e por isso, além do nosso laboratório focado no desenvolvimento de produtos e ferramentas de inovação, temos outro laboratório focado exclusivamente na prototipação de experiências de aprendizagem criativa. Queremos ajudar a construir a escola do futuro e já começamos em parceria com a Prefeitura do Recife e com o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Oficinas com crianças, a nossa escola maker, as caravanas, são algumas das experiências que rodamos para ajudar a preparar os makers e inovadores do futuro”, explicou Andrade.
No sábado (30) será a vez do professor de Geografia e Filosofia, Alfero Mendes Neto, com a palestra “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem”, que trará aos participantes sua metodologia em sala de aula e contribuir para que repensem a prática pedagógica e redefinam as metodologias de ensino.
Também, no último dia do evento, haverá duas práticas: o Workshop “Tartaruga Robótica Maker – Uma Prática Maker Educacional” com representantes da empresa MundoMaker e a oficina “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital” com representantes da Empresa Tríade Educacional, onde serão propostas ações envolvendo Ensino Híbrido, com o objetivo de promover a reflexão e a vivência da abordagem, identificando para seu potencial para o desenvolvimento de uma educação conectada às necessidades do Século XXI.
Programação – Teatro Mario Covas
Dia 28/3 – Quinta-feira
Horário: 18h30
Palestra: Metodologias Ativas: Relatos de Experiências – com Fernando Mello Trevisani
Dia 29/03 – Sexta-feira
Horário: 18h30
Palestra: O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro? – Com Edgar Andrade
Dia 30/3 – Sábado
Horário: 9h00
Palestra: Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem – com Alfero Mendes Neto
Dia 30/3 – Sábado
Horário: 9h00
Workshop – Uma Prática Maker Educacional
Empresa Mundo Maker
Dia 30/3 – Sábado
Horário: 9h00
Local: Secretaria de Educação – Salão Monteiro Lobato
Oficina: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital
Empresa Tríade Educacional
Veja Também Recentes

Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza no dia 8 de junho (domingo), das 13h às 16h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, um Piquenique Literário, como integração ao Projeto Literatura a Beira Mar. A ação é gratuita e aberta ao público.

‘Jazz nas escolas’ marca início do 7º Festival de Jazz em Caraguatatuba
Antes mesmo das primeiras notas ecoarem na Praça da Cultura com a 7ª edição do Festival de Jazz, o evento já começa a encantar Caraguatatuba com o projeto “Vem para o Jazz”, uma ação especial que leva música ao ambiente escolar. O projeto promove uma experiência educativa, interativa e cultural

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho
Os trabalhos descentralizados de zeladoria da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba percorrem na primeira semana de junho os bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina Ponte Seca, Sumaré, Jetuba, Capricórnio (I e II), Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol movimenta Caraguatatuba – chuva adia cinco jogos
A terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol agitou o domingo (25) em Caraguatatuba com cinco jogos disputados no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Estavam previstas dez partidas, mas devido à chuva que atingiu a região, a Secretaria de Esportes e Recreação decidiu adiar os confrontos nos campos

Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão
Neste sábado (31/5), às 19h, será realizada a segunda edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, o encontro de cultura urbana de Caraguatatuba. Desta vez o evento é na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Travessão, em frente ao Polo Cultural. O evento