Pesquisar No Site
2ª Conferência da Pessoa Idosa em Caraguatatuba discute desafios do envelhecimento e políticas públicas no século 21

2ª Conferência da Pessoa Idosa em Caraguatatuba discute desafios do envelhecimento e políticas públicas no século 21
Com o salão cheio, cerca de 250 idosos e profissionais do atendimento ao idoso debateram e alinharam propostas na 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, promovida na terça-feira (26/03), no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: duas mulheres de cabelo curto, sentadas com papel e caneta preta na mão, conversam sobre algo (Foto: Luis Gava/PMC)
Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, os participantes foram norteados com a palestra “Educação para a vida no século XXI”, ministrada pelo advogado Bahij Amin Aur, consultor em educação, com trabalhos realizados pela Unesco e também com participação no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
A palestra abordou os direitos da pessoa idosa; longevidade no mundo e no Brasil; Direitos Fundamentais do Estatuto do Idoso; violência contra a pessoa idosa; e a educação no envelhecimento.
Em sequência, a promotora de Justiça da Infância e Juventude e dos Direitos Humanos em Caraguatatuba, Dra. Regiane Maria Heil Portes, explicou sobre a função do Ministério Público (MP) na defesa da pessoa idosa. “O MP está de portas abertas para qualquer demanda no combate às vulnerabilidades. Que a políticas públicas definidas hoje se perpetuem para posteridade”, destacou.

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em cadeiras de plástico verdes, enquanto nove autoridades, sete homens e duas mulheres, em cima do palco, falam durante abertura. Na foto, oito estão sentadas e o vice-prefeito em pé, discursa. (Foto: Luis Gava/PMC)
Parabenizando o Poder Público, a promotora agradeceu a parceria da Prefeitura por ter uma equipe técnica sempre presente e engajada na resolução dos atendimentos à população. “O trabalho em rede é de extrema importância para a efetivação do trabalho e a participação dos conselhos municipais nas ações complementa o sucesso desta dedicação”, disse a Dra. Regiane.
A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Zally Pinto de Queiroz, agradeceu pela participação de todos e disse ser um momento de união por ver tanta gente empenhada a favor dos direitos dos idosos. “Somos vencedores de uma luta para ter uma vida digna”, declarou a presidente na abertura do evento.
Para o vice-prefeito, Campos Júnior, o salão cheio é um momento histórico para o município com tantas pessoas preocupadas com o idoso. “Vocês são os verdadeiros defensores dos interesses comunitários. Com esta legítima participação, a voz do idoso será ouvida com toda intensidade. É um dia muito feliz”, encerrou o vice-prefeito.
Ao final das palestras, os participantes foram divididos em grupos por temas. Após as discussões, 12 propostas foram escolhidas e dois delegados eleitos pelo público, Cecília de Oliveira Piauí – Poder Público e Zally Pinto de Queiroz – Sociedade Civil, que representarão o município na Conferência Estadual, prevista para o mês de agosto, com local a definir.
Também participaram do evento, os vereadores Vandinho, De Paula e Tato Aguilar; os secretários dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes e de Saúde, Amauri Toledo; as presidentes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Alcione Vitório e da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves e o procurador do município, Danilo Miranda e Silva.
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram