Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba oferece esportes adaptados para pessoas com deficiência

Prefeitura de Caraguatatuba oferece esportes adaptados para pessoas com deficiência

#PraCegoVer: duas pessoas sentadas em cadeira de rodas enquanto lançam a bola da partida do jogo de bocha. Técnico observa o jogo. (Foto: Luis Gava/PMC)
Pessoas com qualquer tipo de deficiência que queiram praticar esportes, com interesse em participar de competições ou em apenas realizar alguma atividade física, podem procurar a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer), para realizar a inscrição.
As modalidades oferecidas são natação, bocha, atletismo ou rollerski (esqui com rodas), este último, implantado neste ano. Dentro de cada categoria, o atleta pode seguir para diferentes segmentos.
As inscrições devem ser feitas na Secer, no endereço Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia (dentro do Centro Esportivo Municipal). Podem se inscrever pessoas com mais de 10 anos de idade, munidas de RG, CPF, atestado de aptidão física e avaliação médica da patologia.
Atualmente, o setor de esportes adaptados da Secer, possui 62 atletas, sendo 28 de alto rendimento, aqueles que treinam com foco em competição e representam o município em diferentes campeonatos.
Segundo o diretor de esportes adaptados, Marcio Prado, Caraguatatuba possui vários atletas competindo em grandes níveis, alcançando diversos títulos. “Temos atleta com recorde das Américas; vice-campeão sul-americano e até que compõem o ranking nacional”, disse.
“A prática de esportes é essencial para a saúde física e mental de qualquer pessoa e para as pessoas com deficiência pode significar muito além de apenas uma atividade física. Eles adquirem mais confiança em si mesmos, autoestima, além de benefícios de força e motivação”, destaca Marcio.

#PraCegoVer: atleta sozinha em cadeira do esporte rollerski na cor rosa, praticando esporte com auxilio de bastão, enquanto desce pequena ladeira. A cadeira é feita de ferro, com rodinhas no chão. Ao fundo uma grande árvore e um homem andando. (Foto: Luis Gava/PMC)
O professor de esportes adaptados, Rodrigo Brandt, conta que além atividades para atletas de alto rendimento, também oferecem aulas de iniciação, para quem busca inclusão social por meio do esporte.
“No convívio com os alunos, eles desabafam e contam que a iniciação no esporte, foi um divisor de águas em suas vidas. Muitos limites que eram impostos por eles mesmos foram superados. Hoje, alcançaram autonomia e independência na realização de tarefas simples do dia a dia, graças a melhora física conquistada pelo esporte”, conta Rodrigo.
Os treinos são realizados diariamente, nos períodos da manhã e tarde. Primeiramente os alunos passam por avaliação física para detectar os pontos fortes e fracos e qual modalidade seguir; preparação física; coleta de dados; treinamento e por último, equipe de alto rendimento, quando alcançam um nível mais alto e passam a receber bolsa paratleta.
Veja Também Recentes

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões