Pesquisar No Site
Bloco do Urso e a missão de transformar o Carnaval em ação solidária
Bloco do Urso e a missão de transformar o Carnaval em ação solidária
Ele surgiu em 2003, primeiro como Bloco da Integração, mas depois se transformou no tradicional Bloco do Urso, que embala os domingos de Carnaval de Caraguatatuba. Mais que só folia, a agremiação traz como seu lema a ajuda solidária, com donativos ou recursos doados para entidades carentes.

#PraCegoVer: Foliões do Bloco do Urso brincam carnaval na avenida. Uma porta-bandeira e um bonecão com camiseta do bloco vão à frente
O radialista Ricardo Mazzei lembra do surgimento do bloco, tendo ele como um dos fundadores. “Na primeira versão, o mascote já era o urso e tínhamos o amigo mais velho da turma com apelido de Urso Branco. Por três anos a gente se reunia e falava em montar um bloco e não saía, mas, um ano resolvemos que ele ia pra rua e nunca mais paramos”.
Ele lembra que no primeiro ano o desfile foi debaixo de uma chuva que Deus mandava e mesmo assim reuniu mais de 100 pessoas. Inicialmente, a concentração era próximo da quadra esportiva da Avenida da Praia e, nos anos seguintes, passou a sair do Sumaré.
“Já desde as primeiras edições a gente pedia para os participantes doarem leite em pó para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba e fraldas geriátricas. Como não atingia o que esperávamos, no terceiro ano passamos a cobrar pelo abadá e fazer a doação diretamente para as instituições”.
Hoje, o Bloco do Urso sai com cerca de 300 pessoas, com a bateria do Mestre Leandro e 40 componentes. Mazzei lembra que outra tradição é o pré carnaval, este ano marcado para o dia 27 de fevereiro no Quiosque 32. “As vendas dos abadás começam no dia 25 e eles podem ser adquiridos comigo na Rádio Caraguá FM”.
A estimativa dos organizadores é arrecadar em torno de R$ 20 mil que depois são usados para aquisição de cadeira de roda, andador, muleta, fralda, entre outros produtos que são doados a instituições.
Uma das características do Bloco do Urso é a festa grandiosa que é feita após o desfile, sempre em um salão fechado. O abadá custa R$ 160, mas com direito a bebidas com cerveja, vinho, uísque, vodka, água, refrigerante, água de coco, queijos, salgados, hot dog, lanche de pernil, pães de metro, pães de batata, sorvete, mini churros e muito mais.
Veja Também Recentes
Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, acompanhados por funcionários da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, vistoriaram o bairro Rio do Ouro na última sexta-feira (17/10), para iniciar os trabalhos de regularização fundiária dentro do Programa Cidade Legal. Antes de percorrer o bairro, a
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (15, 16 e 17/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Produtores do Festival do Mexilhão participam de curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Caraguatatuba
Com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a qualidade dos pratos que serão servidos durante o 15º Festival do Mexilhão de Caraguatatuba, produtores e membros da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha participaram, na quarta-feira (29), de um curso de Boas Práticas de Manipulação de
Governo Municipal assegura FGTS e intensifica fiscalização sobre empresa de limpeza
O Governo Municipal de Caraguatatuba efetuou, na sexta-feira (31), o pagamento à empresa Renovar, responsável pelos serviços de varrição, capina e limpeza de valas, com o devido desconto referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores. A medida reforça o compromisso da administração municipal com a
1º Festival Literário de Caraguatatuba promove extensa programação cultural no Teatro Mario Covas neste sábado
Está chegando o primeiro Festival Literário de Caraguatatuba! Neste sábado (18/10), o Teatro Mario Covas recebe a partir das 10h, uma programação cheia de atrações gratuitas para o público de todas as idades, numa iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de