Pesquisar No Site
Arquivo Municipal de Caraguatatuba homenageia história da imprensa do Litoral Norte em seu 21º aniversário
Arquivo Municipal de Caraguatatuba homenageia história da imprensa do Litoral Norte em seu 21º aniversário
O V Ciclo de Palestras e Seminários “A Imprensa no Litoral Norte – Sua História e Contribuição para a Cultura Caiçara” marca o aniversário de 21 anos do Arquivo Público Histórico e Permanente de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”. O evento gratuito terá debates sobre o tema com diversos jornalistas renomados da imprensa regional e nacional, nos períodos da manhã, tarde e noite, no dia 20 de março, no auditório da Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.
O encontro começa às 9h, com a abertura oficial. Às 10h, a historiadora do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros fala sobre o assunto principal do encontro: “A Imprensa no Litoral Norte – sua História e contribuição para a Cultura Caiçara”.

#PraCegoVer Alunos da rede pública de ensino assistem palestra com a historiadora Denise Lemes (Foto: Luís Gava/PMC)
Em seguida, às 10h10, a doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, a jornalista Bruna Vieira Guimarães, expõe a “A História dos Jornais Impressos no Litoral Norte Paulista”.
Às 11h, haverá a palestra “Genocídio Caiçara”, com a jornalista, escritora e ativista no combate ao tráfico humano, Priscila Siqueira. A jornalista comenta sua obra “Genocídio Caiçara”, lançada 1984, com foco nos aspectos passados e presentes do assunto tratado no livro.
As atividades recomeçam às 13h30, com o credenciamento do público. Na sequência, às 14h, tem a leitura do poema “Caiçara”, de Pedro Caetano.
Às 14h15, o Seminário “História da Imprensa Escrita na Região e Contribuição para a Defesa da Cultura Memória Caiçara” reúne, em uma roda de conversas, os jornalistas Priscila Siqueira, Selma Almeida, Fernando Antônio Braga Siqueira, Ednelson Prado, Salim Burihan e Pitágoras Bom Pastor Medeiros.
Período Noturno
O V Ciclo de Palestras e Seminários continua às 18h, com o credenciamento dos participantes. Em seguida às 18h45, haverá uma apresentação musical. O seminário do período noturno será dedicado à história da mídia regional com enfoque no rádio e na televisão e o papel dos veículos na divulgação e preservação da cultura caiçara. Intitulado “A Imprensa no Litoral Norte – Sua História e Contribuição para a Cultura Caiçara – Módulo II: Roda de conversa sobre Rádio e TV”, o seminário traz os ícones do jornalismo local, Roberto Espíndola (Revista Cidade), Fábio Ferreira (Rádio Antena 8), Salim Burihan (Tamoios News), Caçula (Programa do Caçula/Canal 20) e Jota Parreira (ISTV) em um bate-papo sobre o assunto.
O V Ciclo de Palestras e Seminários é aberto ao público, mas grupos grandes como escolas e faculdades devem fazer um agendamento prévio pelo telefone (12) 3897-5662. O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” fica no Polo Cultural e Educacional “Profª. Eloiza Andrade Antunes” (lado da Fundacc). O endereço é Rua Santa Cruz, 396, Centro. Outras informações também podem ser obtidas pela FanPage https://www.facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba.
História
Os trabalhos de gestão documental em Caraguatatuba iniciaram em 1998, com a criação do Arquivo Histórico Arino Sant’Ana de Barros. Em 2010, começou a organização do acervo documental do Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara. A Lei Municipal 2.218/2015 estruturou a Divisão de Arquivo Público Municipal, responsável pela Gestão Documental Municipal. Com a sanção da Lei nº 2.419/2018 (Reestruturação Administrativa da Prefeitura de Caraguatatuba), o setor passou a ser denominado Departamento de Arquivo Público Municipal, ligado à Secretaria de Administração.
O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), por meio do Centro de Assistência aos Municípios (CAM), considera o “Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara” de Caraguatatuba (Arquivo Geral Municipal) e o Arquivo Arino Santa’Ana de Barros (Arquivo Permanente e Histórico) referências em gestão documental. Representantes de diversos municípios paulistas o visitam para estruturar um Arquivo Documental em suas cidades, além de cidades de Minas Gerais, Santa Catarina e Nordeste.
O Departamento de Arquivo Público Municipal fica na Av. Ministro Dílson Funaro, 725 – Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3882-5706. O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (ao lado da Fundacc) está localizado na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-5662.
Programação dos 21 anos do Arquivo Público Histórico e Permanente de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”.
Manhã
8h/9h – credenciamento e apresentação musical.
9h/10h – Abertura oficial do evento de Aniversário do Arquivo Público/Arquivo Municipal.
10h/10h10 – Apresentação geral do tema: A Imprensa no Litoral Norte – sua História e contribuição para a Cultura Caiçara por Denise Lemes, historiadora.
10h10/11h – Palestra: “A História dos Jornais Impressos no Litoral Norte Paulista” com a jornalista Bruna Vieira Guimarães. Pesquisa efetuada para artigo e TCC em 2010.
11h/12h – Palestra: “Genocídio Caiçara”, com a jornalista Priscila Siqueira sobre sua obra Genocídio Caiçara, aspectos passados e presentes.
Tarde
13h30/14h – Credenciamento
14h/14h15 – Leitura de poema de Pedro Caetano: “Caiçara” ao som de violão.
14h15/15h45 – Seminário: A Imprensa no Litoral Norte – sua História e contribuição para a Cultura Caiçara – Módulo I: Roda de conversa sobre a Imprensa Escrita e registros históricos, com os jornalistas: Priscila Siqueira, Selma Almeida, Dr. Fernando Antônio Braga Siqueira, Ednelson Prado, Salim Burihan e Pitágoras Bom Pastor Medeiros. Diálogos sobre a História da Imprensa escrita na região e contribuição para a defesa da Cultura Memória Caiçara.
15h45/16h – Intervalo
16h/17h15 – II Parte do Seminário/Módulo I
Noite
18h/19h – Credenciamento
18h45 – Apresentação musical
19h30/22h – Seminário: A Imprensa no Litoral Norte – sua História e contribuição para a Cultura Caiçara – Módulo II: Roda de conversa sobre Rádio e TV. Com Roberto Espíndola; Fábio Ferreira; Salim Burihan, Caçula, do Programa do Caçula/Canal 20, e Jota Parreira, da ISTV. Diálogos sobre o papel das rádios na divulgação da Cultura e Memória Caiçara.
Veja Também Recentes
Spirit of WOD Beach reúne milhares de pessoas em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi palco da 2ª edição do Spirit of WOD Beach, um dos maiores eventos de superação, performance e integração do universo do Cross Training no Brasil. A competição foi realizada no último fim de semana (1º e 2), na Praça da Cultura, no centro da cidade e reuniu atletas
Secretaria de Serviços Públicos intensifica limpeza dos bairros de Caraguatatuba na segunda semana de novembro
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba termina a primeira quinzena de novembro com a manutenção urbana dos bairros do Perequê-Mirim, Portal das Flores (Vapapesca), Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim das Palmeiras, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Centro, Cidade Jardim, Jetuba, Massaguaçu e Praia da Cocanha. Até sexta-feira (14/11),
Caraguatatuba recebe meia maratona Caraguá 21k Night Run no dia 6 de dezembro
No dia 6 de dezembro, as ruas de Caraguatatuba ficarão iluminadas pelos corredores da meia maratona Caraguá 21k Night Run, uma das provas mais aguardadas do calendário esportivo da cidade. O evento promete reunir atletas de diversas regiões do Estado de São Paulo. A largada e a chegada ocorrerão no
Noite para mulheres empreendedoras apresenta histórias inspiradoras no mundo dos negócios
No Brasil, o empreendedorismo feminino é uma realidade consolidada e em crescimento. No ano passado, de acordo com dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, esse número atingiu um recorde com 10,35 milhões de empreendedoras, o que representa cerca de 34% do total
Macc retoma ‘Projeto Golfinho de Arte-Educação’ e premia produções dos estudantes
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o Projeto Golfinho de Arte-Educação, criado em meados dos anos 2.000. Revitalizado em 2025, visa preservar e divulgar a história local, promover práticas artísticas, culturais e pedagógicas junto à comunidade escolar do município. Inspirado no golfinho Tião que viveu em