Pesquisar No Site

20ª Festa de Encerramento da Folia de Reis de Caraguatatuba chega ao Tinga no sábado

Publicado em: 09/01/2019
folia de reis 1
20ª Festa de Encerramento da Folia de Reis de Caraguatatuba chega ao Tinga no sábado

A Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio, do bairro do Tinga, realiza neste sábado (12/1), a partir das 16h, na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, a 20ª edição da Festa de Enceramento  das Cantorias de Santos Reis de Caraguatatuba.

A manifestação religiosa celebra o fim do ciclo natalino e reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo foi visitado pelos Reis Magos Melquior, Baltazar e Gaspar.

O cenário da festa reproduz o caminho dos reis até o presépio e conta com missa solene e um jantar produzido com alimentos doados pelos donos dos presépios visitados durante os meses de novembro e dezembro e outros parceiros, que é oferecido a toda comunidade.

#PraCegoVer – Homens com roupas coloridas tocam violas enfeitadas com fitas (Foto: JC Curtis/Fundacc)

A Companhia é formada por músicos que tocam violas, cavaquinhos e pandeiros, entre outros instrumentos, além dos integrantes que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis. A coroação dos novos rei e rainha também é destaque da festa.

A 20ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba é uma realização da Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura de Caraguatatuba.

Tradição

As 71 anos, seu Edil de Almeida do Espírito Santo é o coordenador da Cia. e conta sobre os desafios de manter essa tradição. Sua casa é a primeira a receber os foliões, logo de manhã, para o café e salva ao presépio.

Segundo ele, nos mais de dois meses foram visitadas 48 casas simbolizando a visita pela chegada do Menino Jesus. Essa tradição ele vive desde os 7 anos, quando o pai comprou seu primeiro violão. “Na época, custou 3 Cruzeiros e era muito caro! Mas hoje tenho muito orgulho de seguir essa tradição”, relembra ele que de 11 irmãos, é o único que mantém viva essa tradição que atravessa gerações.

Agora, sua expectativa está voltada para o neto Marcos Alexandre, de 12 anos, que já ganhou seu cavaquinho. “Enquanto tiver resistência para carregar a bandeira (festa) assim o farei”.

Cia. de Folia de Reis

A Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio do Tinga foi criada em 1998 por Francisco Paulo da Silva, seu irmão Antônio Francisco da Silva e por José Cardoso da Silva, que desde 1963 já participavam de outros grupos de Folia de Reis em São José do Barreiro (SP).

Os três ensinaram aos moradores do bairro Tinga o verdadeiro significado desta tradição. Atualmente, o grupo conta com 13 integrantes.

Serviço

20ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba

Data: 12/1, sábado

Horários:

16h – Chegada da Bandeira

17h30 – Saudação ao Presépio

18h – Missa Solene

20h – Jantar

22h – Passagem da Coroa

Local: EMEF Lúcio Jacinto dos Santos

Endereço: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75, Tinga, Caraguatatuba

Entrada Franca

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quarta-feira (20) as inscrições para interessados em compor o Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba. A inscrição pode ser feita até 01 de abril, por meio do email: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou presencialmente na Secretaria Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024