Pesquisar No Site
Prefeitura instala placas de Proibido Jogar Lixo na Praia das Palmeiras

Prefeitura instala placas de Proibido Jogar Lixo na Praia das Palmeiras
Placas de Proibido Jogar Lixo estão sendo instaladas pela Prefeitura de Caraguatatuba na rua São Jorge, na Praia das Palmeiras, região Sul da cidade. O trabalho está sendo realizado hoje (11/12) por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).
São um total de cinco placas e todas estão sendo instaladas em uma única via, a rua São Jorge, onde, segundo os moradores, muitas pessoas depositam restos de poda, entulhos, inservíveis entre outros resíduos, que ficam espalhados pelas calçadas.
O objetivo da sinalização é tentar impedir que munícipes utilizem a via como depósito irregular de resíduos.
Multa
Não é permitido despejar lixo, entulho, móveis velhos e restos de poda em terrenos baldios. Assim como é proibido descartar entulhos, lixo domiciliar, lixo verde e inservíveis em ruas, calçadas, praças, canteiros públicos, encostas de rios, valas, etc.
O assunto é regulamentado pela lei 1144/1980 (art. 8º, inc. I e art. 8º, inc. XIV) e também pela lei 09/02 (art. 51, inc. III). Uma denúncia gera uma notificação e uma notificação, após 30 dias, gera uma multa, de acordo com a gravidade da infração, variável de 40,00 a 972,00 Valores de Referência do Município (VRM). Um VRM hoje vale R$ 3,35.
Ecoponto
A região Sul de Caraguatatuba conta com um Ecoponto, que é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.
Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
Não são aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
Serviços:
Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 16h30 (com intervalo das 12h às 13h) e aos sábados, das 8h às 12h.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas