Pesquisar No Site
Praia acessível recebe pacientes do projeto Acreditando (SP)

Praia acessível recebe pacientes do projeto Acreditando (SP)
O Programa Praia Acessível, de Caraguatatuba, recebeu no sábado (15/12) 80 pacientes do projeto Acreditando – Recuperação Neuromotora, Saúde e Bem Estar, com sede no bairro Saúde, em São Paulo.
O Acreditando é um Centro de Recuperação Neuromotora que oferece um tratamento intensivo a todos que tiveram uma lesão medular e outras lesões neurológicas e estão em busca de uma terapia diferenciada e específica, no intuito de recuperar o déficit motor.
A visita ao município foi intermediada pelos fundadores do espaço, Fernanda Fontenele, 31 anos, e Felipe Costa, 30 anos, que são cadeirantes, com o coordenador do Praia Acessível, Neyllor Rodrigues Martins.

#PraCegoVer: Monitora do Programa Praia Acessível conversa com os fundadores do projeto Acreditando, Fernanda Fontenele e Felipe Costa, ambos são cadeirantes. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
“Sempre fazemos vivências com nossos clientes. Viajamos bastante. Soubemos sobre o programa em Caraguatatuba e viemos conhecer. Gostei da infraestrutura e do acolhimento”, disse

#PraCegoVer: Dois pacientes do projeto Acreditando chegam à praia acessível. Um homem com a perna direita mecânica e uma mulher empurrando a cadeira de rodas. Ambos caminham por esteira de rolamento emborrachada. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Fernanda.
A paciente, Fernanda Tahagui, 40 anos, há 20 anos não ia à praia. “Muito boa essa sensação de estar na praia novamente. Achei a estrutura para nos receber muito boa”, afirmou.
Outra que também não ia à praia há um ano após o acidente de moto que a deixou sem os movimentos da perna, foi a professora aposentada, Ana Paula Duarte Soares, 53 anos, que veio acompanhada do marido, Robson.
“Fico feliz em saber que a cidade promove a conscientização de tornar a praia acessível para as pessoas com deficiência. Muito agradável estar aqui”, declarou.
Além do banho assistido por monitores com formação em Educação Física, que auxiliam as pessoas com deficiência ou limitações e idosos a entrarem no mar com as cadeiras anfíbias, coletes salva-vidas e boias em cadeiras anfíbias, o projeto também oferece: vôlei sentado/adaptado; surf adaptado; handbikes; bicicleta dupla, frescobol adaptado, dominó, peteca e xadrez, damas, aula de alongamento e dança.
Os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar o Kit Livre, um equipamento motorizado que possui a função de transformar a cadeira de rodas em um triciclo motorizado elétrico, com o auxílio de representantes da empresa Livre.
Serviço – Praia Acessível, Avenida da Praia, entre a pista de skate e o Espaço Aventura. Funcionamento de sexta sábado, das 8h30 às 16h30.
Veja Também Recentes

Oficina audiovisual com cineasta Christian Saghaard está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes