Pesquisar No Site
Pioneiro na região, Caraguatatuba implanta Serviço de Acolhimento em República para Jovens
Pioneiro na região, Caraguatatuba implanta Serviço de Acolhimento em República para Jovens
A Prefeitura de Caraguatatuba implantou nesta quarta-feira (14/11), a primeira República do Litoral Norte e Vale do Paraíba, destinada a acolher jovens de 18 a 21 anos de idade, exclusivamente da Casa de Acolhimento, como extensão do Sistema de Garantia de Direitos.
Inicialmente, foi entregue a casa para atender o público feminino. Um espaço completo, com três quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de todo o mobiliário. Tem capacidade para atender seis jovens com foco na inclusão social, emancipação e o exercício da cidadania.
A previsão é que, no início do próximo ano, seja implantada a casa na modalidade masculina, também no mesmo padrão.

#PraCegoVer: em um quarto, sofá-cama verde de madeira e almofadas coloridas, tapete marrom, cômoda de madeira ao fundo e quadro na parede.(Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes destacou “É uma satisfação ofertar mais um serviço que só a população tem a ganhar e conto com o apoio de toda equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), para garantir o fortalecimento destes jovens.
Presente na visita do espaço, o prefeito Aguilar Junior, ofereceu todo o apoio aos jovens nesta nova fase de amadurecimento. “O que o Poder Público puder fazer para ajudar, vai fazer, conte com a gente”.
“É um serviço essencial que não podia mais ser adiado. É mais uma urgência, que o município implanta, visando sempre o melhor à população. Nosso objetivo é que os jovens levem da casa referências positivas. Que um dia o município foi capaz de acolhê-los e como foi importante este trabalho”, destacou Aguilar Junior.
Também esteve no local, o juiz de direito da 3ª Vara Cível de Caraguatatuba, Gilberto Alaby Soubihe Filho; a promotora da Vara da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Dra Regiane Maria Heil Portes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cintia Alves; e a coordenadora da Proteção Especial da Sedesc, Ana Maria Magagnini.
O serviço
O tempo de permanência é de até três anos, visando gradual autonomia e independência dos moradores. Para isto, semanalmente os jovens receberão atendimento com assistente social e psicólogo.
O serviço irá preparar os atendidos em como conviver numa gestão coletiva e na construção de regras de convívio, definir a forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas.
O equipamento será subsidiado pela Prefeitura de Caraguatatuba, com manutenção, alimentação, locação do imóvel e instalações, além da contratação dos profissionais. A gestão do projeto será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Veja Também Recentes
2ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na quinta-feira (20/8)
A 2ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (20/8). As outras datas de vencimento dos tributos são 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev terminam no fim de setembro
As inscrições do Concurso Público nº 01/2026 para o preenchimento de sete cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) podem ser feitas até o dia 29 de setembro, às 23h59, pelo site https://www.vunesp.com.br/CRGP2401. Os salários variam de R$ 1.706,94 a
Boletim Defesa Civil – Ventos em Caraguatatuba – Atualizações AQUI
Boletim Defesa Civil 5_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Sexta-feira (31), 11h30 A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu o atendimento às principais ocorrências provocadas pelos fortes ventos que atingiram o município entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba
Uma barreira de contenção marítima encontrada à deriva nas proximidades da Praia da Cocanha foi removida, nesta quarta-feira (5), após mobilização das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Secretaria de Serviços Públicos. A estrutura representava riscos à navegação de embarcações e ao meio ambiente. O
Polícia Militar e GCM prendem criminosos e apreendem drogas em mais uma etapa da “Operação Caraguá Segura”
Em Caraguatatuba, o efetivo do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPM/I), da Força Tática, do Comando de Policiamento de Trânsito, da Atividade Delegada, com o apoio do helicóptero Águia e uso de drones, e parceria com a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) realizou mais uma etapa