Pesquisar No Site
Crianças assistidas pelo CRAS e CREAS assistem apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência

Crianças assistidas pelo CRAS e CREAS assistem apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência
Crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Jetuba, Massaguaçu, Casabranca, Porto Novo e Centro lotaram o auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro, nessa quarta-feira (28), para assistir a uma apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência.
A ação faz parte da campanha “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos” promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, lançada na segunda-feira (26). A campanha é voltada para dar visibilidade aos atos violentos contra as mulheres, os idosos, crianças e adolescentes, seja ela por gênero, identidade social, racial, etc.
A peça encenada por crianças e adolescentes frequentadores das oficinas de teatro da Fundacc, gratuitas, conta a história de um pai que chega do interior com o filho para tentar a vida na cidade grande e se depara com uma mulher que explora os cinco filhos, obrigando-os a pedir dinheiro nas ruas. As crianças sofrem humilhações, violência verbal e psicológica por parte da matriarca.

#PraCegoVer: Plateia do anfiteatro mostra vários adultos e crianças que assistem à peça teatral. (Foto: JC Curtis/Fundacc)
“A ideia é que as crianças reflitam sobre as formas de violência contra elas e que saibam que existe uma rede de apoio e defesa dos seus direitos e onde estão disponíveis” explicou a psicóloga Viviane Veríssimo.
A menina Camilly, 10 anos, disse que o teatro fez com que ela se lembrasse do caso de uma vizinha. “A mãe batia muito na filha e ainda obrigava a menina a pedir dinheiro na rua. A mãe foi denunciada no Conselho Tutelar várias vezes. Ela morreu e a filha foi morar com o pai, que não sabia de nada do que acontecia. A peça mostrou como é triste a vida dessas crianças. Não podemos deixar acontecer, temos que denunciar”, afirmou.
As amigas Rayanne Soares, 17 anos, e Nicole Ribeiro, 18 anos, também se emocionaram com a encenação. Ambas fazem parte do projeto “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba”, desenvolvido pelo CRAS. “Fazemos palestras para crianças e adolescentes sobre os direitos, a rede de proteção que existe no município e como denunciar em caso de qualquer tipo de violência”, explicou Rayanne.
De acordo com o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade”. A partir dos 14 anos, “a proteção ao trabalho dos adolescentes é regulada por legislação especial, sem prejuízo do disposto nesta Lei” (art. 61). Após a Emenda Constitucional 98, ficou estabelecida a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
As atividades da campanha dos “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos” prosseguirá até o dia 13 de dezembro com programação no CRAS Centro, Sul, Norte, Jetuba e Massaguaçu.
Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público