Pesquisar No Site
Associação de moradores adota área verde para criação de horta comunitária

Associação de moradores adota área verde para criação de horta comunitária
O Projeto Adote o Verde conquistou um novo parceiro na manhã desta terça-feira (06/11). A ASCAPRI – Associação dos Amigos do Capricórnio e Delfim Verde firmou a parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e adotou uma área com cerca de dois mil metros, no bairro Capricórnio, para realizar a zeladoria e manutenção, além de desenvolvimento de projetos relacionados à conservação e preservação.
De acordo com o diretor da ASCAPRI, Dante Costalonga, a ideia é fazer uma limpeza geral no espaço e transformar em uma horta comunitária, além de realizar o trabalho de compostagem a partir de pequenas podas. “Temos uma trituradora e queremos fazer nosso próprio adubo vegetal para a horta. Queremos envolver as pessoas do bairro nesse projeto”, destacou.

#PraCegoVer: Diretor da Associação, Dante Costalonga, assina o termo de adoção da área. (Foto: Luís Gava/PMC)
Durante a assinatura do Termo e instalação da placa de identificação, estiveram presentes o secretário adjunto da SMAAP, Roberto Ferreira, e os membros da associação, Eduardo, Sérgio, Luigi, Roberto e o diretor, Dante.
O intuito do programa é que empresas ou associações adotem áreas verdes para zeladoria, preservação, conservação, execução e manutenção de melhorias ambientais e paisagísticas no espaço. Em contrapartida, a prefeitura autoriza a confecção e instalação de uma placa em cada local adotado, contendo uma mensagem indicativa de cooperação e publicidade da empresa.
O Programa “Adote o Verde” viabiliza a implantação de espaços verdes em praças, jardins, parques e áreas verdes com área até 10 mil m², por meio de empresas e entidades do setor privado que tenham interesse. A implantação do programa foi feita por meio do decreto nº 841/2018, com base na Lei Municipal nº 587/1997, que dispõe sobre autorização de uso e de administração de áreas e bens públicos, sob a forma de adoção, por empresas ou entidades do setor privado.
Como adotar um espaço
As empresas interessadas em participar devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca para apresentar a documentação, carta de intenção e um projeto detalhado do que será feito na área. A partir disso, será feita uma avaliação dos pedidos de acordo com a proposta de execução da empresa.

#PraCegoVer: Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e membros da Associação dos Amigos do Capricórnio e Delfim Verde ao lado da placa no local adotado. (Foto: Luís Gava/PMC)
Documentação
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: carta de intenção; cópias do contrato Social, estatuto, registro comercial, certidão simplificada expedida pela Junta Comercial do Estado, ato constitutivo e alterações subsequentes ou decreto de autorização para funcionamento, conforme o caso; cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; cópia da identidade e CPF do gerente, sócio-administrador, presidente ou responsável pela entidade, conforme contrato social, estatuto ou ata de eleição; proposta quanto às ações pretendidas de zeladoria, preservação, conservação, execução e manutenção de melhorias ambientais e paisagísticas, indicando qual das modalidades previstas no artigo 3º da Lei Municipal nº 587/1997 (dispõe sobre autorização de uso e de administração de áreas e bens públicos, sob a forma de adoção, por empresas ou entidades do setor privado); descrição das melhorias paisagísticas e ambientais, devidamente instruída com projetos, plantas, croqui de localização, fotos, cronogramas e outros documentos que vierem a ser solicitados pela Prefeitura de Caraguatatuba. As mensagens indicativas irão respeitar um tamanho padrão, pré-estabelecido no decreto.
Mais detalhes podem ser encontrados na Edição nº 12 do Diário Oficial Eletrônico do Município no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/03/Edital_012_Ano_I.pdf.
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca
Rua Santos Dumont, 502 – Centro
Horário de Atendimento: 9h às 16h30
Telefone: (12) 3897-2530
Veja Também Recentes

Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de agressão e tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu, no sábado (12), duas ocorrências no município – uma por agressão contra servidoras públicas na região central e outra por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela manhã, a equipe da GCM foi acionada via 153 pelo Centro de Operações

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas

Governo Municipal convoca candidatos aprovados no concurso de 2007
O Governo Municipal, por determinação judicial, convoca candidatos aprovados no Concurso Público Edital 01/2007 para os cargos de Tecnólogo em Turismo, Sociólogo, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Motorista, Jornalista, Instrutor de Fanfarra, Fotógrafo, Cientista Social, Bibliotecário, Auxiliar de Biblioteca, Antropólogo, Administrador, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Contador, Eletricista, Professor

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e