Pesquisar No Site
Mutirão de mamografia abre 100 vagas neste sábado (27/10) em Caraguatatuba

Mutirão de mamografia abre 100 vagas neste sábado (27/10) em Caraguatatuba
Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (27/10), Mutirão de Mamografia no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). A campanha é destinada à mulheres acima de 40 anos, que tenham feito o exame há mais de um ano.

#PraCegoVer: Mulher aparece de costas realizando exame de mamografia
Durante a ação, pacientes dentro desta faixa etária, interessadas em realizar o exame, devem ir diretamente à recepção do CEM/CEO para a retirada das senhas no balcão de entrada em dois horários. Às 7h, no período da manhã, serão disponibilizadas 50 senhas. No período da tarde, às 12h30, serão entregues outras 50 senhas.
Serão distribuídas 50 senhas para as primeiras 50 pacientes que chegarem ao CEM/CEO em cada período. Para as demais, será feito o agendamento para a realização do exame durante a semana.
Prevenção
Em 2017, Caraguatatuba realizou 4.711 mamografias em mulheres acima de 40 anos. Até esta quinta-feira (25), foram feitas 4.040 mamografias em 2018. Como apoio aos pacientes com câncer, a cidade conta com o Setor de Oncologia, da Secretaria de Saúde, que atende a 42 mulheres vítimas do câncer de mama neste momento. Além disso, o setor conta com 14 mulheres em tratamento de câncer de colo de útero.
No Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2018, o país terá 600 mil novos casos de câncer; sendo que, destes, 59.700 casos novos serão de câncer de mama.
De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença.
Veja Também Recentes

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora