Pesquisar No Site
Hora do Mamaço encerra 3ª Semana de Segurança Alimentar
Hora do Mamaço encerra 3ª Semana de Segurança Alimentar

#PraCegoVer: Mãe sentada em uma poltrona amamenta o filho. (Foto: Luís Gava/PMC)
Várias mães com seus pequenos se encontraram numa grande confraternização na Hora do Mamaço, realizada no sábado (20/10), no Serramar Shopping.
A ação teve início com a palestra da coordenadora do Centro de Aleitamento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac. Na oportunidade, ela ressaltou a importância da amamentação até os seis meses de vida do bebê com o leite materno.
“Amamentar reduz o risco de doenças respiratórias, gastrointestinais e alergias, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo da criança. Também não é ilegal ou imoral amamentar em locais públicos”, ressaltou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, visitou a Hora do Mamaço e disse que amamentou as duas filhas. “Foi muito importante para que elas crescessem saudáveis. Faz um bem enorme tanto para mãe quanto para o filho. É um momento de muito amor e cumplicidade. Agradeço a todas as mães que vieram nos prestigiar”, declarou.

#PraCegoVer: A presidente do Fundo de Solidariedade de Caraguatatuba e o secretário de Saúde Amauri Toledo posam com a equipe do Banco Municipal de Leite Materno, do Ceami e Banco de Alimentos. Ao centro uma mãe está sentada amamentando o filho. (Foto: Luís Gava/PMC)
Já o secretário de Saúde, Amauri Toledo, contou que está sendo realizado um levantamento junto aos médicos pediatras da Santa Casa que receitam fórmulas para os bebês. “Essa prescrição deve ser indicada somente quando a amamentação não é possível. Queremos que os pediatras sejam parceiros no incentivo ao aleitamento materno”, anunciou.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, comemorou os seis meses de funcionamento do Banco de Leite Humano e também um ano de atividades do Banco de Alimentos. “São dois equipamentos primordiais e de suma importância para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba e trouxeram grande benefício para a população”, ressaltou.
Samantha Sayuri, 24 anos, levou os três filhos: Isaac, três meses, Cauã, três anos e Natascha, cinco anos. “Fui amamentada até os quatro anos de idade. Amamentei minha filha até os dois anos, o segundo filho mais de um ano e agora estou no terceiro. Tenho certeza que os três são muito saudáveis por terem recebido o leite materno”, afirmou.
Já Cíntia Alves, 40 anos, levou o filho Pedro de dois anos e um mês. “Ele mamou somente no peito até os seis meses. Depois fui introduzindo papinha e frutas de acordo com orientação da nutricionista do Ceami. Meu filho nunca tomou um antibiótico”, destacou.
A Hora do Mamaço integra as ações da 3ª Semana de Segurança Alimentar e do 1º Seminário de Segurança Alimentar, realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Este ano o tema é “Fome Zero”.
Veja Também Recentes
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado
Mostra Mentes Brilhantes transforma ciência e matemática em descobertas nas finais da rede municipal
Mentes brilhantes, curiosidade e vontade de aprender marcaram a sexta-feira (11) dos estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. As finais da Mostra Mentes Brilhantes movimentaram a EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, com experiências, maquetes, desafios científicos e muita matemática. A programação da Mostra foi transferida para
CaraguaPrev realiza prova de vida de aposentados e pensionista aniversariantes de setembro até dia 30
Segurados ativos e inativos do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de setembro devem realizar o recadastramento anual obrigatório até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira
A 3ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga nesta segunda-feira (21/9). As outras datas de vencimento dos tributos são 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba entrou em quadra na tarde de sábado (12), em Caçapava, para enfrentar Mogi das Cruzes por mais uma rodada da Copa Amizade – Série Prata. Com atuação consistente, as atletas caraguatatubenses venceram a partida por 2 sets a 0 e asseguraram a