Pesquisar No Site

Hora do Mamaço encerra 3ª Semana de Segurança Alimentar

IMG_2811
Hora do Mamaço encerra 3ª Semana de Segurança Alimentar

#PraCegoVer: Mãe sentada em uma poltrona amamenta o filho. (Foto: Luís Gava/PMC)

Várias mães com seus pequenos se encontraram numa grande confraternização na Hora do Mamaço, realizada no sábado (20/10), no Serramar Shopping.

A ação teve início com a palestra da coordenadora do Centro de Aleitamento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac. Na oportunidade, ela ressaltou a importância da amamentação até os seis meses de vida do bebê com o leite materno.

“Amamentar reduz o risco de doenças respiratórias, gastrointestinais e alergias, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo da criança. Também não é ilegal ou imoral amamentar em locais públicos”, ressaltou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, visitou a Hora do Mamaço e disse que amamentou as duas filhas. “Foi muito importante para que elas crescessem saudáveis. Faz um bem enorme tanto para mãe quanto para o filho. É um momento de muito amor e cumplicidade. Agradeço a todas as mães que vieram nos prestigiar”, declarou.

#PraCegoVer: A presidente do Fundo de Solidariedade de Caraguatatuba e o secretário de Saúde Amauri Toledo posam com a equipe do Banco Municipal de Leite Materno, do Ceami e Banco de Alimentos. Ao centro uma mãe está sentada amamentando o filho. (Foto: Luís Gava/PMC)

Já o secretário de Saúde, Amauri Toledo, contou que está sendo realizado um levantamento junto aos médicos pediatras da Santa Casa que receitam fórmulas para os bebês. “Essa prescrição deve ser indicada somente quando a amamentação não é possível. Queremos que os pediatras sejam parceiros no incentivo ao aleitamento materno”, anunciou.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, comemorou os seis meses de funcionamento do Banco de Leite Humano e também um ano de atividades do Banco de Alimentos. “São dois equipamentos primordiais e de suma importância para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba e trouxeram grande benefício para a população”, ressaltou.

Samantha Sayuri, 24 anos, levou os três filhos: Isaac, três meses, Cauã, três anos e Natascha, cinco anos. “Fui amamentada até os quatro anos de idade. Amamentei minha filha até os dois anos, o segundo filho mais de um ano e agora estou no terceiro. Tenho certeza que os três são muito saudáveis por terem recebido o leite materno”, afirmou.

Já Cíntia Alves, 40 anos, levou o filho Pedro de dois anos e um mês. “Ele mamou somente no peito até os seis meses. Depois fui introduzindo papinha e frutas de acordo com orientação da nutricionista do Ceami. Meu filho nunca tomou um antibiótico”, destacou.

A Hora do Mamaço integra as ações da 3ª Semana de Segurança Alimentar e do 1º Seminário de Segurança Alimentar, realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Este ano o tema é “Fome Zero”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024