Pesquisar No Site
Comitê da Primeiríssima Infância, em Caraguatatuba, prepara montagem de espaços lúdicos nas UBSs, CRASs e CRIESs
Comitê da Primeiríssima Infância, em Caraguatatuba, prepara montagem de espaços lúdicos nas UBSs, CRASs e CRIESs

#PraCegoVer Cinco professoras estão em pé, duas seguram um bolsão confeccionado em tecido e plástico onde serão armazenados brinquedos e livros. (Foto: Divulgação)
O Comitê do Programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, que reúne profissionais das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde, se encontrou nesta segunda-feira (08/10), para reedição em Espaços Lúdicos.
O encontro, realizado na Secretaria de Educação, no Indaiá, discutiu estratégias de implantação de espaços lúdicos nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (CRIES). Profissionais da Educação Infantil prestarão assistência na montagem dos ambientes e com doação de materiais, já que as unidades escolares possuem cantinhos temáticos com vários brinquedos e livros.
A implementação de espaços lúdicos é parte das ações propostas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) dentro do Programa Primeiríssima Infância, com o objetivo de contribuir para que as crianças de 0 até 3 anos e suas famílias possam encontrar-se e conviver em ambientes lúdicos comunitários agradáveis.
Para a criança, brincar é sinônimo de aprender e se desenvolver. Para o adulto, observar e apoiar a criança brincando é aprender a respeitar seus sentimentos, emoções, bem como aprender sobre a forma como a criança constrói seus conhecimentos. Ao brincar com a criança, os adultos fortalecem seus vínculos com elas, favorecendo o desenvolvimento pleno de suas competências cognitivas, afetivas e relacionais.
A articuladora do Programa em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, disse que já foram confeccionadas pela equipe da Oficina de Artes da Secretaria de Educação, bolsões decorativos para armazenar brinquedos e livros em cada espaço que será montado. “Agora, os profissionais nas escolas, UBSs, CRASs e CRIESs vão definir em cada unidade um local que será decorado especialmente para abrigar o Espaço Lúdico. A ideia é que entre uma consulta e outra, pais e filhos tenham um ambiente acolhedor e divertido durante a espera do atendimento”, explicou Sílvia.
Veja Também Recentes
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência
Especialistas de diferentes áreas devem marcar presença em Caraguatatuba no dia 28 de setembro para discutir temas que fazem parte da rotina de pessoas com deficiência, famílias e profissionais. O 1º Congresso APAE de Caraguatatuba – Conexões para a Inclusão será realizado no Teatro Mario Covas, com palestras sobre neurodivergência,
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa
Basquete feminino de Caraguatatuba conquista vice-campeonato e bronze no Paulista da 3ª Região
As equipes femininas de basquete Sub-12 e Sub-15 de Caraguatatuba conquistaram dois pódios no Campeonato Paulista de Basquete da 3ª Região, promovido pela Federação Paulista de Basketball (FPB). As disputas ocorreram no dia 3 de outubro, no Ginásio da CTI, em Taubaté. Na categoria Sub-12, Caraguatatuba enfrentou São Bernardo na
Servidores municipais de Caraguatatuba participam de curso do Detran-SP
A Prefeitura de Caraguatatuba viabilizou a participação de 116 servidores municipais no Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência, oferecido pela Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A capacitação conta com agentes de trânsito, integrantes da Guarda Civil Municipal e servidores da Defesa Civil que
Espetáculo “Caravana do Circo sem Futuro” do grupo Nômade abre 3º Fecica neste sábado
A peça “Caravana do Circo sem Futuro”, do grupo Nômade, de São José dos Campos (SP), abre neste sábado (17/10), às 19h, na Praça da Cultura, a programação do 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. A mostra é gratuita e prevê até domingo (18/10) mais de 20 atrações