Pesquisar No Site
Comitê da Primeiríssima Infância, em Caraguatatuba, prepara montagem de espaços lúdicos nas UBSs, CRASs e CRIESs

Comitê da Primeiríssima Infância, em Caraguatatuba, prepara montagem de espaços lúdicos nas UBSs, CRASs e CRIESs

#PraCegoVer Cinco professoras estão em pé, duas seguram um bolsão confeccionado em tecido e plástico onde serão armazenados brinquedos e livros. (Foto: Divulgação)
O Comitê do Programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, que reúne profissionais das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde, se encontrou nesta segunda-feira (08/10), para reedição em Espaços Lúdicos.
O encontro, realizado na Secretaria de Educação, no Indaiá, discutiu estratégias de implantação de espaços lúdicos nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (CRIES). Profissionais da Educação Infantil prestarão assistência na montagem dos ambientes e com doação de materiais, já que as unidades escolares possuem cantinhos temáticos com vários brinquedos e livros.
A implementação de espaços lúdicos é parte das ações propostas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) dentro do Programa Primeiríssima Infância, com o objetivo de contribuir para que as crianças de 0 até 3 anos e suas famílias possam encontrar-se e conviver em ambientes lúdicos comunitários agradáveis.
Para a criança, brincar é sinônimo de aprender e se desenvolver. Para o adulto, observar e apoiar a criança brincando é aprender a respeitar seus sentimentos, emoções, bem como aprender sobre a forma como a criança constrói seus conhecimentos. Ao brincar com a criança, os adultos fortalecem seus vínculos com elas, favorecendo o desenvolvimento pleno de suas competências cognitivas, afetivas e relacionais.
A articuladora do Programa em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, disse que já foram confeccionadas pela equipe da Oficina de Artes da Secretaria de Educação, bolsões decorativos para armazenar brinquedos e livros em cada espaço que será montado. “Agora, os profissionais nas escolas, UBSs, CRASs e CRIESs vão definir em cada unidade um local que será decorado especialmente para abrigar o Espaço Lúdico. A ideia é que entre uma consulta e outra, pais e filhos tenham um ambiente acolhedor e divertido durante a espera do atendimento”, explicou Sílvia.
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de

Caraguatatuba recebe 4ª edição do XTERRA com desafios esportivos em agosto
Entre os dias 15 e 17 de agosto, Caraguatatuba volta a receber a etapa do XTERRA, considerado o maior circuito off-road do mundo. Na 4ª edição consecutiva na cidade, o evento deve reunir atletas profissionais e amadores em provas de corrida em trilha (5 km, 10 km e 21 km),

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis