Pesquisar No Site
Capacitação aborda prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes

Capacitação aborda prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes

#PraCegoVer: Auditório do teatro visto de cima, com os participantes sentados enquanto ocorre a palestra
Por dia, uma em cada cinco crianças sofre algum tipo de violência sexual. Até os 12 anos de idade, 36% das meninas e 27% dos meninos passam ou passaram por algum tipo de abuso.
Com o tema “Prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção”, profissionais das áreas de saúde, educação e social participaram de uma capacitação nos dias 2 e 3 de outubro.
O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Teatro Mario Covas, que reuniu mais de 300 pessoas que atuam diretamente com crianças e adolescentes (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADI), educadores sociais, agentes comunitários de saúde, professores, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
Ministrada pela pedagoga e especialista em Educação Sexual, Caroline Arcari, a capacitação mostrou a importância de promover a educação sexual, como forma de prevenir e detectar a violência sexual infanto-juvenil, por meio da formação dos atores que atuam diretamente com esse público.
“Ao contrário do que muitos pensam, falar sobre o assunto de forma lúdica com as crianças, não faz com que incentive algo, mas sim, quanto mais informadas sobre o que pode e o que não pode, serão mais protegidas e reconhecerão qualquer prática que não seja normal”, explica Caroline.
A pedagoga ainda conta que, em 80% dos casos, o abusador é alguém conhecido da vítima. “Ela conhece a pessoa, tem afeto, carinho e cria uma dependência emocional. É uma situação progressiva. Quando chega ao serviço de denúncia, geralmente já acontece há muito tempo”.
Normalmente, quem violenta, quer que os episódios durem o mais tempo possível e cria um processo de sedução. “Ele faz com quem a vítima não sinta dor, mostra que ela é especial, dá presentes e tudo acontece aos poucos. Por isso, é muito importante conversar com a criança e saber com quem ela anda tendo contato, se é algo saudável ou não”, explica a palestrante.
Caroline é autora de quatro livros infantis da coleção PIPO E FIFI; um premiado livro infantil que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos três anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.
Também estiveram presentes na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, a presidente do CMDCA, Cintia Alves e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.
A capacitação é promovida pelo CMDCA com recurso do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Ao final do encontro, os participantes receberam certificados e o livro da palestrante. Conheça mais sobre o projeto: https://www.pipoefifi.com.br/.
Denúncia – O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.
Serviço
Creas: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone (12) 3882- 5236
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar: Rua Olimpio José de Oliveira, 779 – Jardim Jaqueira – Telefone: (12) 3882-1690 / 99723-6758 (Plantão)
Fotos: Lucas Carvalho & Cláudio Gomes/PMC
Veja Também Recentes

Profissionais de saúde de Caraguatatuba recebem ‘Projeto Nós na Rede’ do Ministério da Saúde e Fiocruz
Trinta profissionais da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba participam do ‘Projeto Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), nesta quinta-feira (7). Trata-se de um curso de atualização com 120 horas de duração, voltado aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Alunos plantam árvores em escola municipal durante ação do Projeto Arborizar
Alunos da CEI/Emei Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas em Caraguatatuba, passaram pela experiência de plantar árvores na manhã de quinta-feira (14). Uma ação organizada pela Secretaria de Urbanismo, que integra o Projeto Arborizar. Foram plantadas 22 mudas nativas da Mata Atlântica, sendo 15 espécies frutíferas, como a

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de

Caraguatatuba reforça apoio à Pesca Artesanal em Audiência Pública
Vinte e uma pessoas, entre pescadores e pescadoras da pesca artesanal de Caraguatatuba, participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última quarta-feira (13). O debate discutiu a adequação da atividade pesqueira artesanal às normas previstas na legislação, e a busca de soluções