Pesquisar No Site

Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove 1º Seminário de Segurança Alimentar

IMG_1736
Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove 1º Seminário de Segurança Alimentar

#PraCegoVer: Palestrante Gilberto Job Borges de Figueiredo está em pé no palco fala ao microfone. À sua frente várias pessoas sentadas na plateia. (Foto: Luís Gava/PMC)

Dentro da 3ª Semana de Segurança Alimentar, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco Municipal de Alimentos promoveu, quarta-feira (17/10), o 1º Seminário de Segurança Alimentar com três palestras: “Compostagem e Produção de Adubos Naturais”, “Nossa História” e “Obesidade Infantil”.

As atividades de Segurança Alimentar são promovidas o ano inteiro, com objetivo de oferecer à população dicas de alimentação saudável, por meio do curso de Reaproveitamento de Alimentos, que ensina como utilizá-los integralmente.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressaltou que em um ano de funcionamento, o Banco de Alimentos arrecadou 40 toneladas de produtos entregues às instituições de assistência social do município.

“Esse projeto ficou desativado por oito anos e sabemos o impacto que ele gera na vida de muitas pessoas. Além das doações, o Banco também desenvolve oficinas de manuseio do alimento, entre outras atividades. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho junto à comunidade”, afirmou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, ressaltou que o Banco de Alimentos é muito mais do que um projeto de processamento e distribuição.

“É um olhar para o outro. Um olhar sobre o que seria desperdiçado por não ter mais valor comercial, mas que mantém seu valor nutricional e pode ser reaproveitado, alimentando muitas pessoas. Criamos um ciclo onde podemos ajudar uns aos outros. Isso é o mais importante”, declarou.

#PraCegoVer: Várias pessoas entre homens e mulheres sentadas na plateia. (Foto: Luís Gava/PMC)

Palestras

O ciclo de palestras foi aberto com o tema “Compostagem e Produção de Adubos Naturais”, com o engenheiro agrônomo, Gilberto Job Borges de Figueiredo, chefe da Casa da Agricultura de Caraguatatuba.

No bate-papo, o engenheiro mostrou como é possível aproveitar cascas de crustáceos, resíduos de poda, restos de alimentos que não sejam fritos ou carnes, utilizar minhocas e rochas calcárias para fazer adubo natural. Também como fazer uma composteira em casa.

“As pessoas podem e devem fazer seu próprio adubo natural para utilizá-los em jardins, vasos e hortas. Nossa intenção é oferecer essa oficina nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, disse.

Em seguida, a gastróloga Táta Ramos, 47 anos, emocionou a plateia contando um pouco da sua trajetória. Professora do curso livre de Formação Básica de Gastronomia do Senac Campos do Jordão (SP), cresceu dentro de uma cozinha ítalo-brasileira, onde aprendeu a cozinha com a avó Ana Valentina e a mãe Ernesta Abade. Aos sete anos já fazia o “arroz com feijão”.

“Minha vontade sempre foi a de me dedicar à arte de cozinhar. Mas aí vinha a família com aquele discurso de que culinária não dá dinheiro e acabava recuando na minha decisão”, disse.

Foi então que entre idas e vindas entre a cozinha e cargos administrativos, ela tomou conhecimento de dois cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, no Centro de Referência e Segurança Alimentar (Cresans): Técnica Básica de Gastronomia e Técnicas Básicas de Confeitaria, em parceria com o Senac de São José dos Campos.

“Essas capacitações foram um divisor de águas na minha vida. Foi ali que realmente decidi encarar a minha verdadeira vocação. A professora me indicou o curso de capacitação para cozinheiros no Senac em Campos do Jordão, gratuito, de quatro meses. Fiz e depois prestei o vestibular de Gastronomia lá e concluí a formação este ano e fui convidada para ser professora. O que eu quis trazer nessa palestra é que muitas vezes temos oportunidades na nossa frente que deixamos passar como foram os cursos do Cresans. É possível realizar sonhos com constância, perseverança e amor”, afirmou.

Para encerrar o evento, o médico Alessandro Loiola, autor de quatro livros, entre eles “Crianças em forma: Saúde na Balança”, abordou o tema “Obesidade Infantil”.

De acordo com o profissional, a obesidade infantil está diretamente relacionada aos hábitos alimentares da família e à falta de atividade física adequada para a criança e ao grau de ansiedade dos pais ou responsáveis, que na maioria das vezes é compensada com a ingestão de produtos industrializados altamente calóricos (massas, refrigerantes, doces, etc.).

“A equação para perder peso é simples tanto para crianças quanto para adultos: é mudar os hábitos alimentares. Isso implica, sim, em comer menos e, consequentemente, passar fome um certo período.  Garanto que em três meses a pessoa já começa a sentir os resultados”, declarou.

Participante do Seminário, Francilane Novaes, desempregada, atualmente frequenta o curso de Recursos Humanos oferecido pelo Senac em parceria com a  Prefeitura de Caraguatatuba. “Gostei muito das palestras, principalmente porque aprendi noções básicas de compostagem, que futuramente quero fazer esse curso. A palestra da gastróloga foi um incentivo para que a gente não desista dos sonhos”, avaliou.

O agricultor, Silvio Saito, geralmente não perde eventos gratuitos nos quais é convidado. “Sempre aprendo algo em cada capacitação. Acho uma pena que as pessoas da cidade, principalmente as desempregadas, não aproveitem as atividades gratuitas oferecidas. Como foi dito, aqui, essas formações podem mudar o rumo da sua história”, afirmou.

A programação prossegue no sábado (20), às 14h, com a Hora do Mamaço, no Serramar Shopping. O evento inicia com uma apresentação cultural e segue com a palestra da enfermeira Ana Claudia Tripac, sobre a “Importância do Aleitamento Materno”. A ação é em parceria com o Banco de Leite Humano e o Centro de Aleitamento Materno Infantil (Ceami), da Secretaria Municipal de Saúde.

A 3ª Semana de Segurança Alimentar é uma iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Este ano o tema é “Fome Zero”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações
No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações

Esta sexta-feira (15) é lembrada como Dia do Consumidor no Brasil. Para marcar a data, o Procon de Caraguatatuba, em parceria com a Fundação Procon-SP, reuniu diversos representantes de estabelecimentos no auditório da Fundacc para falar sobre fiscalização e como evitar infrações. No encontro, a coordenadora do Procon do Núcleo

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 15/03/2024
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a polícia ambiental, realizou mais uma ação na quinta-feira (7) para coibir uma tentativa de invasão em uma Área de Preservação Permanente (APP). Os fiscais identificaram a invasão em uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/03/2024
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (11), o curso de Iniciação à Costura para 30 alunas, sendo cinco turmas no período da tarde. A qualificação é ofertada de forma gratuita, sendo uma oportunidade para fomentar a geração de renda e criar possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 12/03/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios
Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que o Circuito Mirim de Natação está cancelado neste sábado (9) pela Federação Aquática Paulista, devido a interdição temporária da serra antiga da Tamoios em função das chuvas. A medida foi adotada por conta da dificuldade dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024