Pesquisar No Site

Aguilar Junior sanciona lei do Conselho da Juventude com a presença de jovens lideranças

Publicado em: 17/10/2018
10_17 Assinatura do Conjuve 1
Aguilar Junior sanciona lei do Conselho da Juventude com a presença de jovens lideranças

#PraCegoVer: O chefe de gabinete da Prefeitura e lideranças da juventude, no gabinete do Prefeito, que assina documento que cria o Conjuve. (Fotos: Luís Gava/PMC)

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, sancionou hoje (17/10) a lei que cria o Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), órgão colegiado permanente de caráter consultivo e deliberativo das políticas públicas direcionadas à juventude.

Participaram da cerimônia de assinatura do documento lideranças representativas dos jovens (movimentos sociais e igrejas) e o Chefe de Gabinete, Marcos Freire.

Ao agradecer a presença dos jovens, o prefeito Aguilar Junior falou sobre o grande desafio que é hoje implantar ações voltadas à juventude. “Com a criação do Conjuve, criamos um fórum para discussão de ideias e definição de ações. A partir da criação desse Conselho, temos a oportunidade de definir o que queremos para os jovens de Caraguatatuba”.

João Pereira Neto, da União da Juventude Socialista (UJS), parabenizou a iniciativa da administração. “É um marco termos um conselho representativo para discutir as ações em prol da juventude. Fico emocionado em ver o prefeito cumprir uma meta estabelecida no seu plano de governo”, destaca.

Já Stephane Rocha, também da UJS, entende que o Conselho da Juventude será a melhor forma de integração dos jovens. “Vamos reunir o maior número de segmentos e discutir planos para a juventude, de forma técnica e em parceria com a Prefeitura, mas sem cunho político”.

Nos próximos dias será nomeada uma comissão para buscar o engajamento dos jovens na formação do Conjuve, que será paritário, composto por 16 membros titulares e respectivos suplentes.

O Conselho da Juventude será dividido da seguinte forma: oito representantes do Poder Público (sendo um representante do Gabinete do Prefeito, um representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, um representante da Fundacc, um representante da Secretaria de Educação, um representante da Secretaria de Esportes e Recreação e um representante da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento); um representante da Câmara Municipal; um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; oito representantes da Sociedade Civil (um representante dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, em escola localizada no município de Caraguatatuba; um representante dos estudantes matriculados no Ensino Superior em Caraguatatuba; dois representantes de organismos religiosos distintos ligados à juventude; dois representantes de entidades, institutos, movimentos ou organizações que tenham representação e/ou prestem serviços direcionados à juventude; e dois representantes dos movimentos de manifestação cultural).

Os membros do Conjuve terão mandato de dois anos, permitida uma recondução. A exigência é ter idade igual ou superior a 16 anos e igual ou inferior a 29 anos no momento da postulação do cargo.

Atribuições

Entre as atribuições do Conselho Municipal da Juventude está o estudo, discussão e proposição de planos e projetos relacionados à juventude, bem como colaborar com a administração municipal a implementação de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades da juventude.

Outra importante ação do Conjuve será a proposição de canais de participação dos jovens junto aos órgãos municipais e fomentar o associativismo juvenil.

E por fim, examinar propostas, denúncias e queixas relacionadas a ações voltadas na área de juventude. A cada dois anos, o Conjuve convocará a Conferência Municipal da Juventude para discutir e colocar em votação as propostas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Corrida de Aniversário da Cidade 2026 supera mil inscritos e entrega de kits começa sábado
Corrida de Aniversário da Cidade 2026 supera mil inscritos e entrega de kits começa sábado

Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2026
Julinho Mendes com o grupo Cantamar
“Quarta Literária da Kaká” celebra cultura caiçara na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt

A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe em abril mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro será no dia 29/4 (quarta-feira), às 19h, e contará com a participação de Priscila Siqueira, Pedro Caetano, Julinho Mendes e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2026
WhatsApp Image 2026-03-31 at 13.24.05
Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica à Sabesp para aprimorar serviços de saneamento em Caraguatatuba

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última semana, uma visita técnica à Sabesp – Gerência Litoral Norte e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo. A iniciativa teve como foco fortalecer o diálogo institucional e aprimorar as ações conjuntas voltadas à melhoria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Copa Caiçara de Jiu-Jitsu (2)
Caraguatatuba realiza 21ª edição da Copa Caiçara de Jiu-Jitsu no próximo domingo

Caraguatatuba será palco, no próximo domingo (29), da 21ª edição da Copa Caiçara de Jiu-Jitsu, evento que promete reunir atletas de todo o Litoral Norte e região. As disputas serão realizadas no Ginásio Coliseu, localizado no bairro Perequê-Mirim, com abertura dos portões a partir das 8h. A organização é da

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/03/2026
TMC_Nos Bastidores do Teatro_Foto Gianni D'Angelo (4)
Alunos da rede municipal participam de visita educativa ao Teatro Mario Covas

Cerca de 70 alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram na última terça-feira (31/3), de uma visita orientada ao Teatro Mario Covas. A atividade marca o retorno do projeto educativo “Nos Bastidores do Teatro”. Os estudantes são do 7º ano das EMEFs Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/04/2026