Pesquisar No Site

Projeto horta aborda temas ambientais com os alunos

Publicado em: 14/09/2018
001
Projeto horta aborda temas ambientais com os alunos

#PraCegoVer: canteiro de hortaliças cercado por troncos de carvalho

O Projeto Horta Escolar e Alimentação Saudável, realizado na EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, em Caraguatatuba, tem sido para os alunos uma forma prática de aprendizado de variados temas, desde ambientais até química.

O professor de Ciências, João Paulo Biscardi, formado em Biologia, foi quem desenvolveu o projeto para os alunos do 6° ao 9° ano, e vem colocando em prática desde 2011.

No projeto ele ensina Agricultura Orgânica e Solos para o 6° ano; Seres Vivos para o 7°; Nutrientes e Alimentação Saudável para o 8°; e por fim Química do Solo para os alunos do 9°ano. Ele conta que sua maior dificuldade foi conseguir a terra e o material para os canteiros.

O professor disse que pretende ampliar a horta e construir um viveiro para desenvolver mudas de hortaliças e árvores nativas no ano que vem, visando fazer a recomposição da mata ciliar em Caraguatuba, ou seja, a formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes.

O aluno Yago Marcondes do 8° ano D, aprecia as aulas. Segundo ele, na sala de aula, o professor explicou todo o processo de plantação até o crescimento, “O que eu mais gostei foi quando comecei a plantar e pude ver crescendo o que plantei.” diz Yago.

Carlos Eduardo, também do 8° D, achou legal as aulas sobre o desenvolvimento da horta.  “Na minha casa, vou querer plantar uma árvore algum dia.” O que ele mais gostou foi poder colocar em prática o que aprendeu na sala de aula.

Foto:Nelson de Oliveira/PMC

Mais Notícias

Veja Também Recentes

vôlei de praia Luis Gava (1) - Cópia
Secretaria de Esportes de Caraguatatuba divulga lista de projetos aprovados pelo FIDA nesta sexta-feira (11)

A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba divulga o resultado (deferido ou indeferido) dos projetos e currículos esportivos inscritos no Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA) nesta sexta-feira (11/1), no site oficial e afixado no prédio da secretaria, Jardim Britânia. A iniciativa é voltada para profissionais de Educação

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/01/2019
ROY
Roy Degrossoli apresenta Stand Up ‘Humor do Litoral’ no Auditório Maristela de Oliveira

O humorista Roy Degrossoli é a atração na noite deste sábado (12), às 20h, Auditório Maristela de Oliveira, com a apresentação do Stand Up ‘Humor do Litoral’.  Os ingressos custam R$ 20. Com mais de 10 anos de carreira, Roy sobe ao palco às 18h trazendo o melhor do humor

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/01/2019
Estante Obelisco (1)
Fundacc tem área especial para escritores da região divulgarem livros na Biblioteca

Os escritores da região contam com uma área especial, dentro da Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, para a divulgação de seus livros. A iniciativa da Comissão de Literatura da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é valorizar cada vez mais o trabalho desses profissionais das letras. A novidade é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/01/2019
divulgação
Operação Bota Fora está em ação nos bairros Delfim Verde, Capricórnio I e II

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta quinta-feira (27/12) mais uma Operação Bota Fora. Os bairros Delfim Verde, Capricórnio I e Capricórnio II, na Regional Norte da cidade, recebem a operação. Nestes locais, a equipe promove a limpeza e a retirada de entulhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 27/12/2018
divulgação
Serviço de desassoreamento continua no Jardim das Palmeiras

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), continua com os serviços preventivos de desassoreamento de valas, canais e galerias de drenagem de águas pluviais. Hoje (10/01) a Sesep está realizando a desobstrução e limpeza da vala que liga a Rua Manoel Avelino dos Santos à

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/01/2019