#PraCegoVer: canteiro de hortaliças cercado por troncos de carvalho

O Projeto Horta Escolar e Alimentação Saudável, realizado na EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, em Caraguatatuba, tem sido para os alunos uma forma prática de aprendizado de variados temas, desde ambientais até química.

O professor de Ciências, João Paulo Biscardi, formado em Biologia, foi quem desenvolveu o projeto para os alunos do 6° ao 9° ano, e vem colocando em prática desde 2011.

No projeto ele ensina Agricultura Orgânica e Solos para o 6° ano; Seres Vivos para o 7°; Nutrientes e Alimentação Saudável para o 8°; e por fim Química do Solo para os alunos do 9°ano. Ele conta que sua maior dificuldade foi conseguir a terra e o material para os canteiros.

O professor disse que pretende ampliar a horta e construir um viveiro para desenvolver mudas de hortaliças e árvores nativas no ano que vem, visando fazer a recomposição da mata ciliar em Caraguatuba, ou seja, a formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes.

O aluno Yago Marcondes do 8° ano D, aprecia as aulas. Segundo ele, na sala de aula, o professor explicou todo o processo de plantação até o crescimento, “O que eu mais gostei foi quando comecei a plantar e pude ver crescendo o que plantei.” diz Yago.

Carlos Eduardo, também do 8° D, achou legal as aulas sobre o desenvolvimento da horta.  “Na minha casa, vou querer plantar uma árvore algum dia.” O que ele mais gostou foi poder colocar em prática o que aprendeu na sala de aula.

Foto:Nelson de Oliveira/PMC