Pesquisar No Site
Prefeitura discute em Brasília direito dos pescadores artesanais de Caraguatatuba

Prefeitura discute em Brasília direito dos pescadores artesanais de Caraguatatuba

#PraCegoVer: Secretario de Meio Ambiente em reunião com representantes de Brasília
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), participou nesta semana de uma reunião extraordinária na Secretaria Especial de Aquicultura e da Pesca, em Brasília, com o objetivo de levar as demandas dos pescadores artesanais da cidade.
Entre os pedidos apresentados pelas comunidades tradicionais pesqueiras, estavam as permissões para adquirir novas licenças de pesca para embarcações, o recadastramento de carteiras de pescas vencidas e suspensas e a alteração nas aplicações da lei para a pesca artesanal que atualmente são veiculadas pela lei da pesca industrial.
Além disso, os pescadores pedem a revisão da instrução normativa que prejudica a categoria, pois inseriu 33 espécies de peixes que habitam no Litoral Norte na lista de proibição de pesca. Como também os critérios de utilização da rede boiada.
As reivindicações foram levadas pelo secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, a pedido do prefeito Aguilar Junior. O encontro foi com o secretário Especial de Aquicultura e da Pesca, Dayvison Franklin de Souza.
Giorgeti ressalta que todos os pedidos foram protocolizados. “Buscamos priorizar as necessidades desses pescadores que são afetados diretamente por leis que não fazem a diferenciação entre a pesca artesanal e industrial. Vamos acompanhar tudo de perto”, finalizou.
Uma comissão da Secretaria Especial de Aquicultura e da Pesca de Brasília estará no Litoral Norte analisando as demandas dos pescadores da região, junto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e Polícia Ambiental.
Fotos: Divulgação
Veja Também Recentes

Futebol amador movimenta Caraguatatuba com goleadas e decisão nos pênaltis na 2ª rodada do Torneio da Cidade
A bola rolou no último domingo (18) em Caraguatatuba, com a realização da 2ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol. Seis partidas agitaram os campos da Toca do Gato (Campo do Golfinho) e do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com direito a goleadas, atuações individuais de destaque e

Secretaria de Serviços Públicos executa zeladoria nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba promove trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina, Casa Branca, Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da Cocanha, além da varrição das areias praias do Aruan, Centro

Caraguatatuba é contemplada com oito câmeras de monitoramento do Programa Muralha Paulista
Caraguatatuba recebe nos próximos meses oito câmeras de monitoramento dentro do Programa Muralha Paulista, instituído pelo Decreto nº 68.828, de 4 de setembro de 2024,do governo do estado de São Paulo. A política pública de segurança estadual visa monitorar os deslocamentos dos criminosos no território paulista com o aumento da

Caraguatatuba encerra ciclo de oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A Secretaria Municipal de Assistência Social finalizou, nesta sexta-feira (30), as oficinas voltadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os encontros ocorreram ao longo de todas as sextas-feiras do mês de maio na Videoteca Lúcio Braun, no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro. Os encontros possibilitaram

Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores
A campanha de vacinação contra brucelose será retomada em junho, em Caraguatatuba, com foco nos rebanhos bovinos de pequenos produtores. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e tem como objetivo fortalecer a produção familiar, garantir a saúde animal e reduzir os impactos econômicos provocados