Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba inaugura base do SAMU-192 na região Norte nesta quarta-feira (19/09)

Prefeitura de Caraguatatuba inaugura base do SAMU-192 na região Norte nesta quarta-feira (19/09)

#PraCegoVer: Coordenador do Samu Caraguatatuba, Arthur Aranha, junto ao prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior e o coordenador de enfermagem e responsável técnico do Samu, Marcelo Santana de Melo, conversam em frente à ambulância do Samu. Foto foi registrada dentro da ambulância e mostra o veículo por dentro
Nesta quarta-feira (19/09), a Região Norte de Caraguatatuba ganha uma base fixa do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) para ampliar as possibilidades de socorro às emergências. A instalação da nova base é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde. A inauguração da obra será às 8h30.
Em 2017, quando ainda não tinha sede própria, a base da região Norte atendeu a 1.990 ocorrências durante todo o ano. Em 2018, de janeiro até a manhã desta segunda-feira (17), registrou 1.381 atendimentos, o que gerou uma média de 190 ocorrências por mês.
Agora, esta base contará com espaço próprio, localizado na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, e servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil.
Ao todo, o SAMU Caraguatatuba conta com 53 funcionários, entre médicos socorristas, profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem), condutores e agente administrativos. Todos estes são disponibilizados em todas as unidades do SAMU por meio de rodízio.
Estará disponível para a população da região Norte uma Unidade de Suporte Básico (ambulância) para os casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas.
O veículo possui equipamentos de vias aéreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação, por meio de orientação de médico regulador 24 horas.
O local terá dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiros privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.
Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu.
A Secretaria de Saúde informa que o investimento total da obra gira em torno de R$ 220 mil.
Atendimentos SAMU 192 de Caraguatatuba
Em 2018, o SAMU de Caraguatatuba já realizou um total de 9.647 atendimentos até o último domingo (16). Todas as emergências voltadas ao SAMU devem ser direcionadas ao 192, que acionará as equipes conforme cada chamado.
Atualmente, a Região Sul também conta com uma base na Subprefeitura do Porto Novo, que já atendeu 2.433 ocorrências somente em 2018 até às 7h desta segunda-feira (17). No local, o atendimento também é feito por uma Unidade de Suporte Básico.
Fotos: Luis Gava/PMC
Veja Também Recentes

Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro. A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Fundacc está com inscrições abertas até 10 de agosto para 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba
Foi lançado na última semana o edital para execução cultural no 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Polo Cultural do Centro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Podem ser inscritas apresentações artísticas,

Primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi palco, no último sábado (26), de um marco inédito para o universo do fisiculturismo no litoral norte: o primeiro campeonato estreante da WBBF-SP (Federação de Fisiculturismo do Estado de São Paulo), realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A iniciativa da federação, confederada nacional e internacionalmente há

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas