Pesquisar No Site
Caraguatatuba se destaca e sobe no índice IDEB 2017

Caraguatatuba se destaca e sobe no índice IDEB 2017

#PraCegoVer Estudantes em frente computadores dentro da sala de aula aprendem informática com a professora. Foto: Luis Gava / PMC
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba comemora o trabalho das equipes gestoras, professores, do Apoio Pedagógico e Supervisão, alunos e pais refletido nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que subiu de 6,2 no Fundamental I (2015) para 6,4 (2017); e no Fundamental II, de 5,1 para 5,2. As provas foram aplicadas, em novembro de 2017, para alunos dos 5º e 9º anos.
“O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece como meta que o IDEB do Brasil seja 6,0 até 2021. Essa média corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Nós já antecipamos a meta em dois anos como também estamos acima do estabelecido com pontuação de 6,4 no Fundamental I e estamos crescendo no Fundamental II”, declarou o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro.
O indicador é calculado desde 2007, a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e nas médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país e a Prova Brasil – para os municípios. O IDEB é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.
Os dados completos de todo Brasil estão disponíveis no site do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio.
Destaques – No Fundamental 1, a média mais alta permanece a da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) que manteve os 7,3 de 2015 para 2017. Destaque para o salto da EMEF Prof. Jorge Passos (Jaraguazinho) que estava com 6,7 e alcançou 7,6 e da EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras) que de 6,1 passou para 7,4. O CIEFI Prof. Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) teve pontuação 7,5 este ano.
Também destacaram a EMEI/EMEF Prof João Baptista Gardelin (Poiares) que de 6,1 foi para 7,1; EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) de 6,3 para 6,6. EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Getuba) de 5,8 para 6,0; EMEF Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca) de 5,5 para 6,0 EMEF Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim) de 5,7 para 6,0; CIEFI Profª. Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré) de 6,2 subiu para 6,8; e da EMEI/EMEF Prof Alaor Xavier Junqueira (Travessão) de 6,3 para 6,5.
No Fundamental II cresceram no desempenho a EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) de 5,5 para 5,8; a EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), de 4,8 para 5,3; e EMEF Profª. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) de 5,2 para 5,8; além da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Tinga), que passou de 4,7 para 5,0.
Veja Também Recentes

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Secretaria de Serviços Públicos promove zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli (Residencial Nova Caraguá 1), Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Jardim do Sol e Cocanha. Desde segunda-feira (28/4), grupos de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos limpam ruas, praças, quadras