Pesquisar No Site
Alunos do curso de fotografia da Fundacc fazem visita técnica ao Paraty em Foco 2018
Alunos do curso de fotografia da Fundacc fazem visita técnica ao Paraty em Foco 2018

Os alunos do curso de fotografia da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba visitam, neste sábado (22), o 14º Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco (PEF 2018). Ao todo, participam da visita técnica 15 alunos acompanhados da professora e instrutora Débora Gérbera.
A PEF é um evento de fotografia internacional que reúne grandes nomes ligados à área, workshops e palestras. Este ano a homenageada é a fotógrafa inglesa radicada no Brasil há várias décadas, Maureen Bisilliat.
Ela é uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e de criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Maureen pretende, ainda, apresentar ao público seu nome filme, ‘Equivalências’.
Também há a presença confirmada do fotógrafo Araquém Alcântara, um dos maiores documentaristas da biodiversidade brasileira e um fenômeno no Brasil em relação ao número de publicações. São 50 livros em meio século de fotografia que discutem questões que estão para além do meio fotográfico, com o foco na cultura e no meio ambiente brasileiro.
Para os organizadores do festival, hoje vive-se em um mundo cada vez mais densamente mediado por imagens. Um mundo assombrado por ameaças e incertezas, perigos e potencialidades. Nesse contexto a fotografia assume não raro a o poder de projetar um futuro. Não expressa mais o ‘isso foi’, mas ‘o que será?’.
Desta forma, ao revelar o presente, ao refletir sobre os caminhos que a humanidade está tomando, os convidados do Paraty em Foco 2018 discutem o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea. O festival está balanceado com fotógrafos provenientes de mais diversas áreas, tendo como divisa o lema, “Um Evento para Todos os Olhares”.
Veja Também Recentes
Saúde de Caraguatatuba inicia nova gestão dos conselhos com posse de representantes
Os novos integrantes dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde (CGUS) e do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Caraguatatuba tomaram posse na sexta-feira (14) para a gestão 2026-2028. As cerimônias foram realizadas no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguá, com representantes dos usuários, trabalhadores da saúde
Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha
Alunos do curso gratuito de Pães Artesanais promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba foram certificados na última segunda-feira (24) durante a solenidade de entrega à comunidade das obras de revitalização do Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Casa Branca. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia Chagas entre
PAT de Caraguatatuba oferece 88 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (5). Ao todo, estão disponíveis 88 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da
Guarda Municipal identifica instituição de acolhimento irregular no bairro Travessão
Na tarde de terça-feira (11), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba identificou uma possível instituição de acolhimento irregular durante patrulhamento preventivo no bairro Travessão. Os agentes foram acionados por um cidadão, que informou ter seus documentos pessoais retidos em uma residência por pessoas que não pertenciam ao