Pesquisar No Site
Workshop em Caraguatatuba capacita profissionais da Educação Inclusiva
Workshop em Caraguatatuba capacita profissionais da Educação Inclusiva

#PraCegoVer: Profissionais da educação inclusiva assistindo palestra em uma sala.
O Workshop “A neurociência reescrevendo a Educação” foi realizado hoje (31/08) pela Prefeitura de Caraguatatuba, na Secretária de Educação. Voltado para a capacitação dos profissionais da educação inclusiva, a ideia surgiu após perceberem as dificuldades dos professores de entenderem os aspectos neuropsicológicos da criança.
A palestra foi ministrada pela neuropsicóloga, Maria Cristina e pela psicopedagoga especializada em neuropsicologia, Carla Rodrigues. Teve a presença de profissionais do atendimento educacional especializado e especialistas (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais).
O Workshop iniciou no período da manhã com o diálogo entre neurociência e educação, com o objetivo de trazer uma visão geral de como funciona o cérebro e acontece o processo de aprendizagem. Após o café, apresentaram os transtornos no neurodesenvolvimento mostrando como reconhecer os transtornos mais comuns em sala de aula. Durante a tarde, os profissionais puderam conhecer as funções executivas cerebrais que são importantes para a aprendizagem. Por fim, teve uma oficina que capacitava os professores para um olhar mais sensível e encaminhamentos de crianças com problemas de aprendizagem.
A professora da EMEF Alaor Xavier Junqueira, Luciene Batista, considerou o assunto pertinente e pôde sanar suas dúvidas para enfrentar os desafios na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A Estagiária da Secretária de Educação, Flávia do Prado, disse que foi tudo novo: “Está abrindo minha mente. Foi bem aprofundada a explicação das palestras deram vários exemplos do cotidiano.” Enquanto isso a psicóloga e pedagoga, Daniela de Lima afirma que esse é um momento super importante para a atualização e capacitação, visto que trabalham com o desafio diário de avaliações refrente a aprendizagem.
Veja Também Recentes
Estudantes participam de plantio de mais de 100 mudas de jundu na Praia do Indaiá em Caraguatatuba
A manhã da última quarta-feira (5) foi marcada por uma ação de educação ambiental e preservação costeira na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba. Cerca de 30 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, com idades entre 8 e 9 anos, participaram do
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o
JipeFest Caraguatatuba 2026 terá competições, exposição de veículos e programação para toda a família
Caraguatatuba recebe, de 18 a 20 de setembro, o JipeFest 2026, evento voltado ao universo off-road que reúne competições com veículos preparados para percorrer terrenos irregulares, provas de habilidade e atividades para diferentes públicos. Com apoio da Prefeitura, a programação será no Park Off Road, localizado na Avenida Marechal Deodoro
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal
A Prefeitura de Caraguatatuba vai abrir um concurso cultural para definir o nome do mascote oficial das ações de saúde bucal desenvolvidas no município. A iniciativa é coordenada pela Divisão de Gestão da Saúde Odontológica, vinculada à Secretaria de Saúde, e permite a participação de todos os moradores da cidade.
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 24 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência