Pesquisar No Site
Médicos e enfermeiros de Caraguatatuba recebem capacitação sobre o manejo clínico da Febre Amarela

Médicos e enfermeiros de Caraguatatuba recebem capacitação sobre o manejo clínico da Febre Amarela

#PraCegoVer: Veterinário do CCZ, Guilherme Garrido, fala ao público de médicos e enfermeiros no auditório da Secretaria de Saúde. (Foto: Talita Fernanda/PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta quarta-feira (22/08), capacitação aos médicos e enfermeiros da pasta. O evento também contou com a presença de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Casa de Saúde Stella Maris, Hospital São Camilo e Unimed com foco no manejo clínico da Febre Amarela.
Nesta quinta-feira (23), quem também passou pela mesma capacitação foram os médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família e gerentes técnicas das UBSs. Na segunda-feira (27), outra parte desta mesma equipe também será treinada.
O encontro acontece no auditório da Secretaria de Saúde e é ministrado por servidores públicos da Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba (VE), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Unidade de Moléstias Infectocontagiosa (UAMI).
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, abriu o treinamento, na noite desta quarta-feira, e falou aos presentes sobre as ações já feitas pela Prefeitura de Caraguatatuba para conter a doença e da importância do profissional estar capacitado para dar as instruções corretas ao paciente. “Nós não temos nenhum caso humano de Febre Amarela, mas, pelo histórico, em 30 a 40 dias após mortes de macacos, a mesma começa a se manifestar em humanos não vacinados”, alertou.
O biólogo do CCZ, Ricardo Fernandes, afirmou que a Secretaria de Saúde está bastante preocupada com a cobertura vacinal de Caraguatatuba, que, até esta quinta-feira (23), registrava 89.73% de vacinados, o que gera o total de 88.408 pessoas. “A nossa preocupação é que, mesmo em cidades com 90% de cobertura, ocorreram alto índices de morte”, afirmou.
O veterinário do CCZ, Guilherme Garrido, alerta a população para que colabore com os trabalhos do município, tome a vacina e comunique qualquer morte suspeita de macaco. “Sempre que houver a identificação de primatas com mudanças de comportamento (mais lentos) ou mortos, por favor, peço a todos que entrem, imediatamente, em contato com o CCZ (3887-6085) ou, aos finais de semana com o Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199), que seremos notificados de imediato”, recomenda.
Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa grave de acordo com o Ministério da Saúde. Ela é causada por um vírus transmitido apenas por vetores, neste caso, o mosquito Haemagogus no ciclo silvestre da doença. Já no ciclo urbano, que não ocorre no Brasil desde 1942, o transmissor do vírus é o mosquito Aedes aegypti.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helliene Santos e a equipe do CCZ, o macaco não é transmissor da doença. “Eles servem como parâmetro para identificar regiões em que ocorreu a circulação do vírus”, afirmam.
A população conta com apenas um método de prevenção à febre amarela: a vacinação. Ela é uma versão enfraquecida do vírus vivo, que ao entrar em contato com esse material, que é considerado praticamente inofensivo, faz com que o corpo humano passe a criar proteções contra o vírus, fortalecendo a saúde da pessoa imunizada dentro de dez dias após a aplicação da vacina.
A médica infectologista da UAMI, Caroline Acquário, falou aos profissionais presentes sobre os principais sintomas da doença, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a chance de uma pessoa desenvolver a doença com a aplicação da vacina, é de aproximadamente três para cada um milhão de pessoas vacinadas.
Veja Também Recentes

Governo Municipal realiza abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Jardim Jaqueira
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro de Controle de Zoonoses e Trânsito, abordou aproximadamente 40 pessoas em situação de rua nas imediações da rodoviária, próximo ao Centro POP (serviço especializado para pessoas em situação de rua) no bairro

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos registra crescimento em visitações no primeiro semestre de 2025
O primeiro semestre de 2025 marcou novos recordes no monitoramento de visitação no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Com 16.644 visitantes – um aumento real de 34,32% em relação mesmo período no ano anterior, contabilizou público espontâneo, visitas educativas ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), atividades da

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento