Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo

Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) representou Caraguatatuba no 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo, realizado na terça-feira (07/08), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescentes – Condeca/SP.
O objetivo do encontro foi a divulgação do projeto de implantação para ações de execução do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), previsto na Resolução nº 191 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Giannella, o projeto beneficia as ações da secretaria que passa a ter também um grupo formado por adolescentes, para colaborar com a construção das políticas públicas para as crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com o exemplo dos Conselhos Nacional e Estadual, agora será a vez dos municípios criarem estes comitês, formados por adolescentes de 12 a 16 anos que irão participar das atividades do CMDCA, de maneira consultiva.
O secretário executivo do CMDCA de Caraguatatuba, Lucas de Carvalho Pinto, explica que esse comitê representará o fortalecimento das políticas para a criança e ao adolescente. “Porque falar de criança e adolescente sem ouvi-los seria uma contradição”, destaca Lucas.
O secretário executivo ainda explica que será um grande passo para essa política. “Esperamos a mobilização da sociedade para que muitos adolescentes participem e que o CPA funcione e seja efetivo”, disse.
Também participaram do evento, duas adolescentes do Projeto Social “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, desenvolvido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, cujo principal objetivo é o Protagonismo Juvenil.
O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) é formado por adolescentes de grupos sociais diversos e por meio do ambiente virtual de participação. Em Caraguatatuba começará a ser discutido no último trimestre deste ano, a partir da nova gestão do CMDCA.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das