Pesquisar No Site
FLIC impulsiona projeto Horta na EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues

FLIC impulsiona projeto Horta na EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues

#PraCegoVer: Professora Letícia Santos segura uma cesta de vime onde os rabanetes são depositados pelos alunos durante a colheita. Vários alunos entre meninos e meninas estão ao redor da horta de rabanetes. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A 8ª Feira Literária de Caraguatatuba será realizada somente em outubro, mas em sala de aula professores e alunos já desenvolvem várias atividades.
No 3º ano C da professora Letícia Santos, o estudo começou com a autora homenageada no Ensino Fundamental I – Tatiana Belink, com a história “O Grande Rabanete”. Daí surgiu a ideia de incrementar a horta da escola com o plantio de rabanetes.
“Perguntei aos alunos se conheciam rabanetes e para minha surpresa ninguém havia sequer experimentado. Então sugeri que plantássemos e todos ficaram animados. Trouxe as mudinhas preparadas e sementes. Lemos e pesquisamos a respeito, pois a leitura de textos informativos faz parte dos gêneros textuais estudados no 3°ano”, disse.
A professora afirma também que cada aluno plantou uma mudinha. “Cuidamos, regamos nossa horta com a ajuda do pessoal da escola. Aprendemos sobre a importância e benefícios do rabanetes, que é rico em fibras, ajuda no controle da pressão arterial, é um diurético natural e anticancerígeno, entre outras propriedades”.
A colheita foi realizada na quinta-feira (26/07) na parte da manhã. As crianças então foram pesquisar o gênero receita e qual a melhor forma de preparar o produto. Colocaram a mão na massa e fizeram uma grande salada, com vários temperos, que foi servida na hora do almoço.
O aluno Heitor Almeida, 8 anos, ficou empolgado com a experiência: “Vimos um vídeo com a história de um vovô que planta um rabanete e como ele cresce muito, não consegue puxar sozinho da terra. Aí ele chama a vovó, a neta, o cachorro, o gato e o rato. Todos juntos conseguem arrancar o rabanete. Achei a história divertida e aprendi a plantar e a comer rabanete. Além de aprender que ele ajuda a fortalecer o organismo” explicou.
A coleguinha Yasmim Oliveira de Moraes, 8 anos, acrescentou: “A história mostra como é importante as pessoas da família se ajudarem. Também achei interessante ver o crescimento do rabanete a cada semana. Conhecemos também o ovo da lagarta, depois a lagarta que virou borboleta. Muito legal”, afirmou.
Já Helena Monteiro, 8 anos, que nunca havia visto rabanetes, disse que o que mais gostou foi plantar as mudas e depois comer o rabanete numa salada com vinagre, limão, azeite e orégano.
“Para mim, enquanto professora, essa sequência didática desenvolveu habilidades e competências importantes nos dias atuais: aprender a preparar uma horta, desenvolver o gosto pela pesquisa, consumir alimentos saudáveis e orgânicos, produzir textos, trabalhar em equipe, ler diferentes produções, entre outras”, afirmou Letícia.
FLIC – A Feira Literária de Caraguatatuba foi idealizada com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e pela leitura, aprimorar as habilidades de leitura e escrita, descobrir diferentes autores e estimular a criatividade com a construção de trabalhos de dança, teatro e artes, a partir de obras literárias.
Este ano, a 8ª FLIC homenageará Eva Funari, no segmento Educação Infantil; Tatiana Belinky, no Ensino Fundamental I; Clarice Lispector, no Ensino Fundamental II; e Chico Buarque no segmento Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A apresentação nas unidades escolares será no dia 20 de outubro e no dia 27 no Serramar Shopping.
Veja Também Recentes

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento

Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a

Caraguatatuba convoca 110 estagiários aprovados nos processos seletivos de 2025 e 2024
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais 110 aprovados dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar 01/2024 se apresentar até a próxima quinta-feira (10/7), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria