Pesquisar No Site
Corrida de Canoa Caiçara recebe mais de 30 participantes e iniciantes se destacam

Corrida de Canoa Caiçara recebe mais de 30 participantes e iniciantes se destacam
Pelo menos 30 pessoas, entre experientes e iniciantes, participaram no domingo (22) da 21ª Corrida de Canoa Caiçara realizada na Praia do Centro de Caraguatatuba. O número de inscritos superou a expectativa da organização e ganhou uma atração a mais com canoeiros de 1ª viagem que deram um show a parte.
Esta edição contou com as categorias de solo e dupla masculino, dupla mista e trio. Todos os participantes receberam certificados e os vencedores de cada categoria um troféu em forma de remo.
No solo masculino venceram João de Oliveira (6min15seg), Nelson Batista e Eduardo salinas (com mesmo tempo de 6´40) e José Antonio (7min). Venceram na dupla masculina João de Oliveira e João Henrique (com os mesmo 6min15seg), Adilson e Manoel (6´40) e Nelson e Dionísio (6´45). Na mista destaque para Ari Antonio e Maria Aurean (7´40), Eduardo e Rosa (9) e Francisco Rosa do Nascimento e Vanessa de Carvalho (9´10).
Na categoria trio, a classificação ficou com Toninho, João Pedro e Ari (5´20), João Henrique, João Oliveira e Nelson (5´50), Manoel Salinas e Adilson (6´30).
Na avaliação de Felipe Leite, coordenador de Folclore e Tradições Populares da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, esta edição da Corrida de Canoa Caiçara foi importante porque conseguiu trazer pescadores de Ilhabela e Ubatuba, enriquecendo ainda mais o evento.
“Queremos agora fazer um evento anual envolvendo os quatro municípios, em quatro etapas, sendo a última com uma confraternização, como forma de manter essa tradição tão importante para o nosso litoral”.
A participação de ‘canoeiros’ de primeira viagem também foi outro atrativo considerado por Leite como fundamental. “Fizemos um trabalho de trazer pessoas sem experiência, que estivessem de passagem pela cidade, com a Fundacc disponibilizando canoas, pescadores dando dicas para segurança para que pudesse ter essa vivência”.
Quem aproveitou a oportunidade foi Margarida Maria Machado, 62 anos. Ela é corredora e praticante da marcha atlética. Passava pelo Festival do Camarão e resolver experimentar. “Agora vou participar todos os anos”. O casal Francisco Rosa do Nascimento, 67 anos, e Vanessa de Carvalho, 41, fazia caminhada pela Avenida da Praia, parou para o cafezinho e pouco depois já estava dentro da canoa. Ainda garantiu o terceiro lugar na categoria mista.
Quem se divertiu com a experiência foi a aposentada Rosa de Godoi, 68 anos, que adora dançar zumba e chegou a brincar se haveria instrutor junto na canoa. Não teve, mas ela ouviu as explicações e concluiu o percurso toda animada. “Valeu a pena e vou participar mais vezes”.
Veja Também Recentes

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino